CEO Deivison Pedroza lança o PICS no Brasil de Ideias em Porto Alegre
×

Deivison Pedroza lança o PICS no Brasil de Ideias


 

Dia 05 de junho foi lançado oficialmente para o governo federal o Pacto de Integridade e Compliance pela Sustentabilidade, o PICS. Idealizado por Deivison Pedroza, CEO e presidente do Grupo Verde Ghaia, ele foi apresentado pessoalmente para Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil, durante o evento Brasil de Ideias, realizado no British Club, em Porto Alegre/RS.

A escolha desse evento para o lançamento do PICS foi especial, por ser um dos mais expressivos fóruns de interlocução político-empresarial do país. O Brasil de Ideias é promovido pela Revista Voto, importante e reconhecido veículo de comunicação a 15 anos, que também apoia o PICS. Nele, Onyx detalhou as perspectivas do governo federal com líderes empresariais e políticos. Era o momento ideal para mostrar que a visão do governo está em sintonia com a visão do mercado.

Na abertura, Karim Miskulin, diretora executiva do Grupo Voto, destacou que as mudanças só estão sendo possíveis porque o país mudou de norte. “Acabou o preconceito ideológico contra as empresas, a visão de que o Estado tudo pode e tudo faz, a irresponsabilidade na gestão e a legitimação da corrupção”.

Deivison Pedroza confirmou a fala de Karim, ao apresentar em seguida o PICS a todas as autoridades políticas e empresariais presentes.

O “Pacto de Integridade nasceu da necessidade de mobilizar a comunidade empresarial para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos em suas práticas de negócios. Para engajar as organizações dos mais diversos segmentos a aderirem a uma jornada íntegra baseada na estruturação de compliance”, afirmou Deivison.

Como as organizações podem estar em Compliance?

https://www.youtube.com/watch?v=A8gNXszt4Ks
Qual o custo de não se fazer Compliance?

Estar em compliance deve ser o objetivo de toda organização séria, ética e comprometida com o crescimento do Brasil. Porque estar em compliance significa estar de acordo, cumprir e fazer cumprir normas, controles internos e externos, políticas e diretrizes estabelecidas, assumidas voluntariamente ou impostas às atividades da organização.

Contar com o apoio do governo federal é de extrema importância para o sucesso do PICS. Por isso que o Pacto de Integridade tem apoio do PPI – Programa de Parceria de Investimento do Governo Federal. O objetivo do PPI é ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização. Ou seja, o Pacto dialoga e se relaciona diretamente com os novos rumos do governo brasileiro, conforme o próprio ministro Onyx destacou no Brasil de Ideias.

Onyx está otimista na aprovação da Reforma da Previdência, que para ele deve ser aprovada até 15 de setembro, data em que o Senado deve votar, em segundo turno, a medida. Após isso, acredita que “vamos passar em um portal rumo à prosperidade. Nesse dia, vamos dormir no Brasil e acordar em outro, muito próximo do Canadá, do Chile, da Austrália e da Nova Zelândia, países que durante anos visitamos e olhamos com boa inveja. A notícia é que vamos ser melhores que eles”.

Brasil precisa ter capacidade de investimento

Após a aprovação da nova previdência, a pauta será então a Reforma Tributária. “Precisamos de simplificação. E, mais do que isso, de redução da carga. Nosso sonho é terminar o governo com 30% sobre o PIB. Queremos deixar mais dinheiro com o cidadão”, afirmou. Ao mesmo tempo, para ele também acontecerá a revisão do Pacto Federativo, porque “o Brasil precisa voltar a ser uma federação. Os estados precisam ter capacidade de investimento”.

E essa capacidade de investimento é muito importante para o crescimento de todo o país. Ainda segundo o ministro Onyx, “o Brasil é a bola de vez para os investimentos. Temos capital humano, recursos minerais, rica biodiversidade, além de honrarmos os contratos. Mas aqui não há previsibilidade”.

Para Onyx, a aprovação da Reforma da Previdência pode dar essa previsibilidade necessária ao país. A outra seria através do Pacto de Integridade e Compliance pela Sustentabilidade, no qual lideranças corporativas comprometidas e inovadoras, de forma voluntária, assumem o compromisso de promoverem a ética e o crescimento sustentável em suas atividades.

“É esse compromisso que pode fornecer a previsibilidade necessária ao Brasil, pois através dele teremos certeza que o mercado está agindo de forma ética e com respeito a toda a sociedade e o meio ambiente, um compromisso que envolve conformidade legal, transparência, governança, gestão de riscos, prevenção, integridade, anticorrupção e antissuborno, segurança da informação e auditoria periódica”, afirmou Deivison.

Além disso, o Pacto também se relaciona com vários avanços alcançados pelo atual governo, tais como a recente aprovação do acordo entre Mercosul e União Europeia e a Medida Provisória da Liberdade Econômica. Esta Medida institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, estabelece garantias de livre mercado e a análise de impacto regulatório, entre outras providências. Para Onyx, “pela primeira vez, aqui o cidadão vai ter razão diante do Estado, até que se prove o contrário”.

Pacto de Integridade e Compliance pela Sustentabilidade -PICS

Assine o Pacto de Integridade, clique aqui e saiba mais!
Assine o Pacto de Integridade, clique aqui e saiba mais!

Portanto, o Pacto traz muito mais benefícios que apenas vantagem competitiva, melhoria da imagem da marca e aumento de valor do mercado da empresa que assiná-lo. Assumir o compromisso pela integridade e compliance visando a sustentabilidade garante que novos horizontes sejam traçados, que novos investimentos possam surgir e que novos mercados vão se desenvolver. Significa que tanto governo quanto os empresários estão dispostos a atuarem em torno de um objetivo comum: o crescimento sustentável do Brasil.

Deivison saiu do evento “Brasil de Ideias” mais confiante ainda de que o Pacto de Integridade trará novas perspectivas para o setor empresarial. Não é à toa esta confiança, já que o ministro e todos os presentes elogiaram muito a iniciativa do PICS e quiseram saber mais, demonstrando interesse e apoio.

Para saber mais sobre o Pacto de Integridade e Compliance pela Sustentabilidade, clique aqui. Neste link, você poderá ler sobre o Pacto na íntegra e também assiná-lo. Ao assinar, você se une às outras organizações de vanguarda, que já assumiram esse compromisso com o país.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *