Saiba como usar ferramentas para acelerar a gestão
×

Conheça algumas ferramentas que vão acelerar a gestão do seu negócio


 

Você sabe como acelerar sua gestão e usar a criatividade a favor dela? Saber como usar ferramentas para acelerar a gestão é algo fundamental para qualquer empresa. Isso porque a maioria das organizações buscam por gestão mais criativa, voltada à inovação em projetos e que pensem fora da curva para se destacarem no mercado. Isso é, significa atender às necessidades dos seus cliente, das pessoas que desejam uma solução para o problema!

Bem, para entregar soluções, não basta sentar e pensar em ideias mirabolantes. É preciso entender o que seu cliente precisa e como ajudá-lo de uma maneira mais rápida e que ele tenha mais tempo para o que realmente importa. Para pensar fora da caixa, existem diversas ferramentas e metodologias capazes de fazer isso ! Incrível, né?

Essas ferramentas estão relacionadas às famosas 05 etapas do processo criativo, sendo elas, percepção, reflexão, preparação, iluminação e verificação. A partir do momento que você compreende essas etapas dentro dos seus processos de resolução de problemas, por mais complexo que seja, torna-se mais fácil expor ideias, que parecem estar desconectadas, gerando resultados extraordinários para solucionar os problemas.

Vamos conhece-los melhor!

Metodologias que ajudam na aceleração da sua gestão

8° Café Conectado: A tecnologia na Gestão Empresarial

Antes de se compreender como usar ferramentas para acelerar a gestão é preciso saber aplicar metodologias simplórias na construção de um pensamento criativo. Essas metodologias – e as tecnologias apresentadas à frente – são usadas em conjunto (busca por inovação e melhorias nos processos internos de qualquer nicho empresarial).

Compreendendo como lidar com uma ideia – do momento em que o problema surge até que a solução vá para o papel, a mera aplicação de ferramentas de gestão será algo simples e que fará parte da rotina de modo natural.

Usar essas metodologias, ajuda a tornar os processos da gestão empresarial muito mais dinâmicas e otimizadas o que, por sua vez, proporcionará melhores resultados e prezará pela sustentabilidade de todos os projetos propostos.

5 etapas do processo criativo: usando as ferramentas para acelerar a gestão

O primeiro passo é compreender como analisar um problema, idealizá-lo, analisa-lo, colocá-lo no papel e finalmente em prática. Os exercícios a serem feitos são:

  • Exercício da Percepção: trata-se de buscar perceber e observar os fatos com mais atenção, com o intuito de perceber o que está causando o problema.
  • Exercício da Reflexão: momento para colocar no papel as ideias, mesmo que em um post-it, para que seja possível visualizá-las e entender como elas se encaixam nas demandas da empresa.
  • Exercício da Preparação: busque se informar sobre as dúvidas que tiver, bem como novas formas de colocar projetos na prática, buscando desburocratizar, boas referências e bons cursos de ação.
  • Exercício da Iluminação: esse é o momento que as ideias passam a ganhar vida, pois as respostas passam a ser vistas com mais facilidade.
  • Exercício da verificação: depois de colocar suas ideias no papel, é chegada a hora de racionalizar e questionar se a sua ideia é viável e se ela vai solucionar o problema identificado.

Use ferramentas para acelerar a gestão

Uma vez que detectamos a ideia principal, ou seja, sabemos qual o seu propósito, podemos de fato, desenvolver a ideia, tirando-na do papel e explorando sua viabilidade na execução do projeto. É nessa hora que é hora que usamos as metodologias dessas ferramentas, visando a aceleração da gestão.

Para exemplificar, abaixo foram separadas algumas das principais ferramentas disponíveis no mercado e que você mesmo poderá aplicar na hora de desenvolver um projeto.

Escolha uma para otimizar seus processos!

1. Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano que visa organizar as ideias para que seja possível oferecer soluções mais inovadoras e mais assertivas às necessidades das pessoas.

À medida que as organizações procuram incorporar o design thinking em suas práticas, elas percebem que essa ferramenta possibilita a enxergar melhor os processos de forma organizada e viável, centrada no ser humano.

Promover uma cultura de inovação centrada no cliente é tão importante quanto o processo de inovação. Parte dessa cultura é desencadear o pensamento multidisciplinar, remover preconceitos e infundir empatia para que o resultado produzido esteja em sincronia com as necessidades humanas.

2. Kanban

O Kanban é uma ferramenta muito poderosa para melhorar a visualização de projetos e oportunidades. Essa metodologia é amplamente utilizada quando é preciso agrupar e visualizar projetos, relacionando-nas às suas etapas de fluxo de trabalho. A metodologia foi aplicada na Toyota para que eles pudessem acompanhar os processos de produção, cuja tarefa se move através de estágios que precisam ser visualizados para evitar qualquer tipo de obstáculo.

O que você vê em uma exibição de Kanban é onde o projeto em formato de pipeline nas quais as oportunidades estão alinhadas aos estágios, atribuído a cada pipeline. Uma visão kanban é como um quadro com cartões agrupados em colunas, que correspondem aos seus projetos ou oportunidades e cujas colunas correspondem aos estágios pelos quais você precisa passar.

Todas as etapas têm como foco o ponto inicial até a finalização do projeto ou oportunidade.

3. Metodologia Lean

A Lean é uma abordagem popular para a gestão e que se concentra na melhoria contínua – com o objetivo de promover uma cultura que minimiza o desperdício. É uma metodologia muito eficiente e produtiva. Essa metodologia passou a ser aplicada em uma ampla gama de indústrias, incluindo desde a manufatura e gestão de negócios até o desenvolvimento e design de produtos.

4. Faça uso de Canvas

A metodologia Business Model Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica que permite o desenvolvimento do modelo de negócios de uma empresa. Sua estrutura possui nove blocos, pré-formatados, que fornecem a base para a criação de um modelo ou a adaptação de um existente.

Por ser uma ferramenta visual, a metodologia Canvas é um facilitador de estratégias, pois consegue ilustrar todas as estruturas organizacionais, bem com as necessidades reais das pessoas.

Saber como usar a ferramenta Canvas, para acelerar a gestão, será muito útil, especialmente para empresas que estão começando e/ou passando por modificações estruturais.

5. Scrum

O scrum é uma metodologia que toma forma através de iterações curtas de trabalho, que são apelidadas de sprints. Essa metodologia, por sua vez, são reuniões diárias realizadas, a fim de analisar um projeto em parcelas até que ele seja finalizado.

Existem três participantes principais em projetos desenvolvidos pelo Scrum: membros da equipe Scrum, product owner e Scrum master.

6. Design Sprint

A metodologia Sprint ajuda você a se concentrar nos problemas mais prementes da perspectiva de seus clientes. Você começa definindo os problemas certos, idealizando-os e, em seguida, selecionando e criando protótipos para reunir informações validadas para projetos B2B e B2C, incluindo análise de insight – tudo em menos de 5 dias.

Considerações Finais: Gestão centrada no Ser Humano.

Fazer uso de alguma dessas metodologias poderá acelerar sua gestão muito além do que você imagina, pois elas são capazes de elucidar o pensamento e organizá-los da melhor forma possível. Além disso, a metodologia pode auxiliá-lo na seleção de prioridades, ou seja, você fará o que é realmente importante para depois se preocupar com os “menos importantes”. Assim, seu projeto sai do papel e você consegue executá-lo da melhor maneira possível.

Agora que você sabe como usar ferramentas para acelerar a gestão, faça uso de uma das metodologias e dê luz a sua ideia!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *