Sustentabilidade e Tecnologia: Como alcançar melhorias para a gestão?
×

Sustentabilidade e Tecnologia: Como alcançar melhorias para a sua gestão?


 

A tecnologia sem dúvida é uma das mais maravilhosas invenções da humanidade e pode-se dizer que se tornou imprescindível na vida moderna. 

Sustentabilidade e Tecnologia: Como alcançar melhorias para a sua gestão?

Sustentabilidade e Tecnologia de vilã a aliada

Pense: você conseguiria viver sem celular? Conseguiria imaginar sua empresa sem uma rede de telefonia, internet, computadores, maquinários? É mesmo fabuloso termos acesso a tantos sistemas inteligentes, capazes de dar apoio às tarefas mais complexas do cotidiano e de transformar os processos engessados em algo prático e inovador para a gestão empresarial.

Entretanto, jamais podemos ignorar todas as questões de sustentabilidade que envolvem o uso da tecnologia. Se por um lado as máquinas representam o ápice da evolução humana, elas também podem levar ao nosso declínio, visto que impactam diretamente no meio em que vivemos, principalmente no que diz respeito à geração de lixo e poluentes. Sendo assim, como amenizar tais efeitos? E mais importante: como fazer da tecnologia nossa aliada? Como a tecnologia pode ajudar o Meio ambiente?

A responsabilidade socioambiental felizmente já faz parte da política de diversas empresas, e a gestão de empreendimentos sustentáveis tem se tornado cada vez mais necessária, visando não apenas o desenvolvimento de empresas verdes, mas também da implementação de mudanças e adequações àquelas que já estão há mais tempo no mercado.

Tecnologia: de geradora de lixo eletrônico a aliada na sustentabilidade

Um estudo da Associação de Empresas da Indústria Móvel (GSMA) e da Universidade das Nações Unidas, advertiu que em 2016, o Brasil gerou 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico, representando 36% do total produzido na América Latina. A partir de tal ponto de vista, é até difícil pensar na tecnologia como uma aliada na sustentabilidade, mas é possível, sim, fazer uso dela sem impactar tão massivamente na natureza.

Existem uma série de processos capazes de proporcionar maior eficiência nas operações, reduzindo custos e ao mesmo tempo assegurando a sustentabilidade.

A modernização da estrutura geral de sua companhia, por exemplo, gera vários benefícios que impactam diretamente no Meio Ambiente, tais como economia de água e de energia, e a preservação da fauna e flora da região onde a empresa se encontra instalada. Algumas medidas simples podem ser tomadas imediatamente: tratamento de resíduos, coleta seletiva de lixo, descarte consciente de lixo (principalmente do lixo eletrônico) e a manutenção técnica adequada das instalações. A plataforma VG Resíduos, da Verde Ghaia, é um exemplo de tecnologia aliada a sustentabilidade. Através da plataforma é possível conectar o gerador com o tratador de resíduos, causando o menor impacto possível ao meio ambiente.

O consumo de energia elétrica, por exemplo, representa um dos principais gastos de prédios comerciais, sendo que os sistemas de condicionadores de ar podem corresponder a até 60% dos custos totais. Adotar pequenas mudanças, como conscientização das equipes para evitar desperdícios, instalação de sistemas elétricos que evitam o desperdício de energia (como painéis solares e lâmpadas de LED) e o favorecimento da iluminação natural do prédio durante o dia podem reduzir o consumo de eletricidade em até 30%.

É possível também realizar alterações e adaptações nos equipamentos para o consumo inteligente de água, como torneiras com desligamento automático, descargas a vácuo e secadores de mãos* (*um estudo de 2015 da Fundação Espaço ECO, que avalia a sustentabilidade de produtos e processos, promoveu uma disputa entre as toalhas de papel e os secadores elétricos de mão, concluindo que o segundo é mais ecoeficiente).

É essencial também prezar pela manutenção preventiva dos sistemas elétricos, hidráulicos e de ar-condicionado. Um plano de manutenção bem executado mantém os aparelhos regulados, reduz gastos e ainda aumenta a vida útil dos equipamentos.

Tecnologias que ajudam o Meio ambiente

Para gerenciar todo o processo, os gestores podem contar com softwares voltados para a Gestão de Facilities. A tecnologia permite uma gestão mais eficiente das equipes de manutenção, controle dos serviços terceirizados e redução de custos por meio do planejamento de um orçamento mais preciso, além de compras mais assertivas e desenvolvimento de indicadores para criar metas de economia de recursos.

A Verde Ghaia possui algumas ferramentas que visam uma gestão mais eficiente, contribuindo na diminuição dos impactos na sustentabilidade. Conheça algumas:

SOGI: um software online de gestão integrada para monitorar os requisitos legais aplicáveis à sua empresa, os aspectos e impactos ambientais, bem como os perigos e riscos à sua atividade. Também facilita as auditorias internas e de conformidade legal, o gerenciamento das não conformidades e de fornecedores;

Módulo Gaia: um dos módulos do SOGI, voltado para o gerenciamento de aspectos e impactos ambientais. Com ele você registra e avalia sua matriz de aspectos e impactos, cria e gerencia planos de ação para cada aspecto e gera relatórios gerenciais.

Gestão de Resíduos: a Verde Ghaia conta com equipamentos e instalações em total conformidade com regulamentos e normas técnicas aplicáveis em vigor, trabalhando com fornecimento e locação de equipamentos de coleta de resíduos, implantação, operação e manutenção de empreendimentos ambientais e serviços ambientais tais como armazenamento, transporte, segregação, valorização, destino final e reciclagem.

– VG Resíduos: sistema que automatiza processos, armazena e emite relatórios, garantindo o aumento da produtividade e a eficácia no gerenciamento e operação da gestão de resíduos em sua empresa. O VG Resíduos apresenta ferramentas com habilidades para desenvolver análises e até mesmo propor alternativas mais econômicas para sua empresa. VG Resíduos é o responsável em conectar o gerador de resíduos ao tratador.

Seguros Ambientais: uma proteção que minimiza os impactos financeiros em caso de impactos ambientais significativos.

O Risco Legal, da Verde Ghaia, trabalha com Apólice customizada, sendo que o seu diferencial é que este Seguro considera o esforço do cliente no atendimento da legislação aplicável ao meio ambiente. Isso quer dizer que, através da , é possível ter condições especiais na contratação.

Além disso, é importante ficar atento às exigências da ISO 14001, que especifica os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental e permite que uma organização desenvolva uma estrutura adequada para a proteção do Meio ambiente, bem como uma resposta rápida às mudanças nas condições ambientais. As Normas ISO hoje, são essenciais para que as inovações prossigam no ritmo exponencial desejado, porém sem prejudicar o ambiente e mirando num mundo verdadeiramente sustentável.

Sustentabilidade tecnológica

Não vivemos sem tecnologia mais, isso é um fato. Mas, a maneira como fazemos uso dela, pode transformá-la tanto em vilã quanto em aliada. Por isso, é tão importante determinar os meios como a tecnologia para ajudar na preservação do Meio ambiente.

Um mundo desprovido de sustentabilidade está fadado a desaparecer rapidamente.

Nossa consciência determina nossa sobrevivência! Conheça os nossos cursos Online do EAD da Verde Ghaia!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *