×

Qual a importância da certificação ISO 50001 em Gestão de Energia para a sua empresa


 

Sem dúvida um dos principais gastos de qualquer empresa hoje é com a energia elétrica. Ao mesmo tempo que é um item indispensável, seu mau gerenciamento pode ser motivo de gastos desnecessários. Gastos esses, que poderiam ser na verdade, investidos em melhorias e investimentos para seu negócio.

Então, se você tem uma empresa e deseja ampliar seus negócios, diminuir gastos desnecessários e, principalmente, demonstrar-se consciente quanto aos impactos que esses gastos podem causar ao meio ambiente, é de extrema importância que você obtenha a certificação ISO 50001 em Gestão de Energia.

Gestão de Energia – ISO 50001

A ISO 50001 é a norma internacional específica para tratar sobre a Gestão de Energia. Ou seja, esta norma estabelece parâmetros para o fornecimento, utilização e consumo de energia de forma a auxiliar as empresas a usarem a energia de maneira mais eficiente, através da implementação de um sistema de gestão de energia.

Essa certificação ISO é recomendada para todos os segmentos, independente de tamanho, setor de atuação e produtos ou serviços oferecidos que possuam um alto índice de gasto de energia, que desejam reduzir gastos e querem ou ainda precisem diminuir a emissão de gases poluentes.

Dada a importância desse tema nos dias atuais, especialmente porque uma empresa sustentável é vista como algo muito positivo diante do mercado, aqui neste artigo vamos falar um pouco sobre a ISO  50001 e qual a sua importância e seus benefícios para o seu negócio. Além disso, vamos apresentar o case de sucesso do primeiro hospital público brasileiro a conquistar a certificação ISO 50001, gerenciado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, cliente da Verde Ghaia.

O que é a ISO 50001?

A ISO 50001 foi preparada pelo Projeto Comitê ISO/PC 242, Gestão de Energia, sendo uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), publicada em 15 de junho de 2011.

Esta norma trata especificamente sobre os requisitos para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria do sistema de gestão de energia. Assim, ela permite que uma organização desenvolva e implemente uma política energética e estabeleça objetivos, metas e planos de ação que levem em conta os requisitos legais e informações relativas ao uso significativo de energia. Ela determina também diretrizes sobre segurança, desempenho, eficiência energética e redução de gases poluentes.

Ao adotar um sistema de gestão de energia você possibilita que sua organização comece a seguir uma abordagem sistemática para a redução do consumo total de energia de um determinado espaço. Entretanto, exige também mudanças nas práticas institucionais existentes, como adotar uma gestão sistemática e a abordagem de comportamento, pois a implementação bem-sucedida depende do comprometimento de todos os níveis e funções da organização e, especialmente, da gestão da alta direção.

O modelo utilizado é o modelo de sistema de gestão de melhoria contínua, que também é seguido por outras normas, tais como a ISO 9001 e a ISO 14001. Isso facilita que as organizações integrem a gestão de energia em seus esforços a fim de melhorarem a qualidade e a gestão ambiental.

Por este motivo, ela também pode ser facilmente integrada aos Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança de todos os tipos de organizações dispostas a monitorar e melhorar sua eficiência energética.

Benefícios da certificação ISO 50001 para o seu negócio

Como as demais normas de sistema de gestão ISO, a certificação ISO 50001 não é obrigatória. Entretanto, uma certificação do sistema de gestão de energia eficaz ajuda sua organização a estabelecer processos para melhorar o desempenho de energia, e traz como benefícios:

Melhora da racionalização dos recursos energéticos;
Redução do consumo
Aumento da eficiência energética;
Melhora contínua do consumo de energia;
Permite maior confiança por parte de potenciais clientes e parceiros e garante a credibilidade mundial para a consciência da energia;
Promove as melhores práticas de gestão de energia e reforça os bons comportamentos;
Auxilia instalações a avaliar e a priorizar a implementação de novas tecnologias de eficiência energética;
Assegura a melhoria da competência de suas equipes no gerenciamento do consumo de energia, preparando-os para as auditorias.

Todos estes benefícios se traduzem em redução de custos com energia, redução das emissões de gases do efeito estufa e dos impactos ambientais, comprovando o compromisso da sua organização com o desenvolvimento sustentável e fazendo com que sua empresa ganhe uma sólida vantagem competitiva.

Critérios e exigências da ISO 50001 para as organizações

Para implementar a norma ISO 50001 é importante avaliar as condições organizacionais para fazer uma previsão e o alinhamento dos objetivos da certificação com os da organização. O método de implementação baseia-se no PDCA, ou Planejar, Fazer, Verificar e Agir (do inglês Plan, Do, Check, Act).

Esta certificação ISO vai exigir que a empresa:

Desenvolva uma política para o uso mais eficiente da energia;
Fixe metas e objetivos para atender a essa política;
Crie e use os dados internos para melhor compreender e tomar decisões sobre o uso de energia;
Meça os resultados;
Reveja como a política funciona;
Melhore continuamente a gestão da energia.

Um case de sucesso no Brasil da norma ISO 50001

Um exemplo de sucesso de certificação da norma ISO 50001 é o do Hospital de Transplantes Eurycledes de Jesus Zerbine (Brigadeiro), gerenciado pela SPDM, cliente da Verde Ghaia. Ele se tornou, em 2018, o primeiro hospital público do Brasil a ser recomendado à certificação da ISO 50001 – Gestão de Energia.

Além da ISO 50001, também foram recomendadas as certificações das normas ISO 14001 – Meio Ambiente, OHSAS 18001 – Saúde e Segurança no Trabalho e ISO 9001 – Qualidade. O Hospital Lucy Montoro também teve as recomendações, e foi o segundo a alcançar estes certificados. Além destes, mais 60 hospitais estão na fila para atingir esses objetivos.

Todos estes resultados positivos só foram possíveis porque contaram com a consultoria da equipe Verde Ghaia, que foi a responsável pela implementação de todo o sistema de gestão. Os consultores das áreas de Consultoria Técnica, Jurídico, Suporte, TI, Comunicação, Comercial, entre outras, se mobilizaram e trabalharam em equipe para que os hospitais gerenciados pela SPDM obtivessem o sucesso no tempo almejado.

Tornar-se o primeiro hospital, e entidade de saúde, a ser certificado na norma ISO 50001 em nível Brasil, demonstra toda a seriedade e responsabilidade da Verde Ghaia em dar aos seus clientes suporte e know-how para que possam alcançar resultados reais e positivos.

A Verde Ghaia também pode te ajudar!

Você também pode obter estes resultados com a ajuda da Verde Ghaia. A Verde Ghaia está há mais de 20 anos no mercado desenvolvendo metodologias próprias de sistema de gestão e oferecendo o que tem de mais moderno e inovador para seus mais de 2000 clientes, espalhados por todo o Brasil, América Latina e África.

Através da plataforma SOGI, de cursos online de EaD, de treinamentos e contando sempre com consultores especializados, a Verde Ghaia te auxilia a obter os resultados desejados e consequentemente ganhar diferencial competitivo, reduzir custos operacionais e mostrar que sua organização se preocupa com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável através de um sistema de gestão de energia eficaz.

Por exemplo, a Gestão de energia SPDM, primeira gestora de Hospitais Públicos a certificar suas unidades na ISO 50001 em 2018, como 03 hospitais já certificados, 02 em fase final e 60 outras unidades em processo de implementação para conquistar a certificação nos próximos anos. A Verde Ghaia está a frente não apenas da Certificação ISO 50001, mas frente às implantações das Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001 e ISO 50001 da SPDM. Uma parceria de Sucesso, confiança, responsabilidade e compromisso!

Neste caso específico, a Verde Ghaia oferece uma consultoria mais abrangente e avançada para as empresas auxiliando no cumprimento dos requisitos da ISO 50001. Além do uso do SOGI, a Consultoria Online Verde Ghaia ajuda as organizações a atenderem facilmente aos requisitos desta norma, através de recursos para a elaboração de políticas, definição de objetivos e metas, análise e compreensão de dados para tomada de decisão, e apuração de resultados sobre o uso da energia, aumentando a eficiência do seu sistema de gerenciamento, reduzindo retrabalho e desperdícios. Também, através da plataforma VG Resíduos, é possível ter soluções alternativas para a substituição energética.

Assim como foi com a SPDM, certifique-se com quem entende de Sistemas de Gestão. A equipe da Verde Ghaia trabalha de forma colaborativa integrando diferentes áreas, usuários e equipes através de processos padronizados, que garantem a manutenção e a eficácia do sistema de gestão de energia para sua organização.

Portanto, se você deseja evitar gastos desnecessários, reduzir custos e ampliar seu negócio, é muito importante que você tenha um sistema de gestão de energia eficaz de acordo com a ISO 50001. Assim, você garante a sustentabilidade financeira e ambiental de sua organização. Para saber mais, entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores Verde Ghaia!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *