×

Verde Ghaia marca presença no 1° dia do WebSummit Lisboa


 
Verde Ghaia marca presença no 1° dia do WebSummit Lisboa
5 (100%) 1 vote

159 países, 70 mil participantes, 24 palcos, 1.200 palestrantes, 1.800 startups, 1.500 investidores, 2.500 jornalistas e uma infraestrutura com uma pegada sustentável de colocar qualquer outro evento no chão. Esse foi o primeiro dia do WebSummit em Lisboa, considerado o maior evento de tecnologia do mundo, o qual a Verde Ghaia está presente!

A abertura oficial contou com a participação de Tim Berners-Lee, conhecido como o criador da internet, que transmitiu aos participantes momentos esperançosos de que um dia o mundo estará completamente conectado. “Em 2019 metade da população mundial estará conectada”, disse.

Outra figura importante e de grande peso como palestrante foi a vice-presidente da Apple, Lisa Jackson que defendeu a proteção ao meio ambiente. Além disso, garantiu que a Apple somente utiliza energia renovável e disse que as atitudes da empresa podem ser vistas como atitudes positivas para muitas organizações que ainda acreditam que investir em Meio Ambiente é gastar recursos desnecessariamente.

No dia seguinte à abertura oficial, discutia-se os mais diversos assuntos, tais como meio ambiente, segurança da informação, Inteligência Artificial, chatbots, privacidade online, igualdade de gênero e o mais polêmico que chegou a ser tema do Enem, as Fakes News.

O Brasil tem vivido momentos de insegurança política e, para complicar a situação, as eleições contaram com apoio das fake news, que influenciaram pessoas a mudarem seu voto e seu ideal devido às notícias falsas. O problema é que essas notícias são espalhadas tão rapidamente que a verdade não chega em tempo hábil e em outras nunca aparece.

As fakes news tem sido um problema e a tendência é piorar. Infelizmente ainda não se sabe como é possível investir em tecnologias que inibem compartilhamento das notícias falsas, embora acredita-se que o problema vai além da tecnologia. No entanto, houve um momento em que a fake news foi discutida numa perspectiva mais positiva, na qual a 1ª Ministra da Sérvia afirmou que através do compartilhamento das notícias falsas, o cidadão será capaz de exigir de seus governantes um posicionamento melhor e mais transparente das politicas públicas.

Outro tema que também fez parte da realidade brasileira foi a discussão de igualdade de gênero, apresentando a mulher como uma sobrevivente, tornando-a um problema social. Segundo Vera Jourova, a mulher precisa sair da sua posição de vítima de uma sociedade injusta e machista, mas que antes de se criar leis ou mesmo muda-las, a mulher precisa mudar sua mentalidade e sua crença. A mulher deve se ver como parte da sociedade em que vive, que atua, que transforma, que molda, que transcende. É preciso deixar de lado esse estereótipo criado e que a mulher faz questão de carregar como bandeira.

Um debate que marcou a muitos no Websummit de hoje, 06/11, foi a apresentação do Christopher Wylie, o homem que denunciou o Facebook à justiça. Chrystopher acusou e provou à justiça que a maior rede social do mundo fazia uso indevido das informações. Na época foram usadas mais de 80 milhões de contas da rede social.

Embora esse episódio tenha surtido um efeito negativo nas pessoas e, principalmente, em organizações que lidam com informações confidenciais próprias e de clientes, é possível ter sua privacidade online garantida.

Outra palestra foi a da representante da mais famosa plataforma de pesquisa do mundo, GOOGLE. A vice-presidente da plataforma mais usada, Tamar Yehoshua, discutiu sobre cuidados ao compartilhar informações, devendo selecionar sempre o que vai ou não ser compartilhado e ainda falou sobre o Google+, plataforma que deixou de existir, temporariamente, por apresentar problemas, expondo informações de seus usuários.

Acompanhe nosso Blog! Todos os dias vamos postar o que vimos e ouvimos por aqui!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat