Ambipar ESG

ESG com foco em responsabilidade social

Em nossa série de textos sobre ESG, você já aprendeu que esta sigla vem de 03 palavrinhas em inglês: Enviromental (ambiental), Social (social) e Governance (governança).

Além disso, é improtante ter claro que o termo ESG se refere a um conjunto de critérios na análise, do valor de mercado de uma empresa, que vislumbra ir muito além das tradicionais métricas econômico-financeiras que costumávamos adotar.

ESG com foco no Indicador de Sustentabilidade

Hoje vamos falar especificamente sobre o S do ESG, ou seja, o social, basicamente tudo aquilo que diz respeito apolíticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento de funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados, e mais.

Um exemplo recente de organização que foi valorizada pelo ESG foi a empresa de cosméticos Natura. Logo após colocar um transexual em sua campanha para o Dia dos Pais 2020, as ações ordinárias da Natura &Co fecharam o pregão da Bolsa com avanço de 6,73%, o maior do Ibovespa. Sem sombra de dúvida os papéis foram impulsionados pela avaliação positiva frente à estratégia de marketing, a qual incluiu uma postura firme da própria Natura diante de protestos de alguns consumidores descontentes.

Perceba que a determinação da empresa foi importante para consolidar os índices ESG, pois hoje as ações empresariais precisam passar sinceridade: ou seja, não basta fingir que você se importa; é preciso deixar claro que suas ações sociais vão além da simples propaganda.

Sua empresa se preocupa com as questões sociais?

Como está a situação na sua empresa? Muitos gestores comemoram porque os índices de absenteísmo em seus setores são baixos, mas muitas vezes são incapazes de perceber que boa parte dos funcionários tem sofrido de algum tipo de transtorno, como Síndrome de Burnout ou depressão.

De fato, é muito comum as pessoas pensarem na saúde apenas como uma questão de bem-estar físico, no entanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) define a saúde como um estado dinâmico de bem-estar físico, mental e social. Quando falamos de empresas e questões sociais, falamos da saúde da sociedade em geral — pensamos no indivíduo e também no bem-estar coletivo. 

Sugestão de leitura: O que é ser uma empresa que preza pela Responsabilidade Social?

ESG: Relevância sobre as Questões Sociais

Uma empresa com foco no bem-estar social é aquela que vai muito além das diretrizes que a lei propõe. Pagar a licença maternidade a uma funcionária, por exemplo, é cumprir a lei. Mas proporcionar um ambiente para que mais mulheres possam conciliar carreira e maternidade, é se preocupar com o bem-estar social. Entendeu a diferença?

Cuidar do bem-estar de um funcionário é tão estratégico quanto desenvolver um produto ou serviço, administrar as finanças da empresa ou elaborar planos de crescimento. Atualmente já compreendemos que a saúde física, mental e emocional do colaborador traz benefícios tangíveis para a organização — como a diminuição de faltas e do turnover — e também intangíveis: a felicidade e fidelidade daquele funcionário que ama o que faz e que respeita verdadeiramente a empresa que o contratou.

Além disso, também devemos pensar no bem-estar que uma organização pode trazer à sociedade em geral. Muitas empresas têm investido em programas sociais, como colaboração a escolas, programas de voluntariado e doações para espaços humanitários e culturais.

Entenda como pode ser benéfico investir no bem estar social (e veja como fazê-lo), dentro da empresa.

Sugestão de Leitura: Anglo Gold: vencedora do Prêmio Compliance em Responsabilidade Social

Redução de faltas e afastamentos

Um funcionário bem cuidado pela empresa não se acidenta e adoece menos.

Como implementar na minha empresa? Cuide das questões ergonômicas; realize campanhas de prevenção a acidentes; se possível, forneça plano de saúde (ou consiga desconto junto aos convênios); abra espaço para que todos se comuniquem com o RH e denunciem assédios ou se abram sobre saúde mental.

Aumento da motivação

Quando seu colaborador se sente estimado e bem cuidado, ele vai trabalhar mais motivado e produzir melhor. Diversas pesquisas científicas já constataram que funcionários felizes são mais produtivos.

Como implementar na minha empresa? Valorize cada função; permita que todos apresentem suas ideias; siga o ditado “elogie em público, critique em particular”; alinhe metas com os colaboradores para todos saibam seu papel na empresa; se sua organização é pequena e não pode oferecer benefícios como vale-refeição ou plano de saúde, conceda benefícios indiretos (como flexibilidade de horário e prêmios de produtividade, que podem vir em formato de folga remunerada); promova eventos que permitam a inclusão das famílias dos funcionários.

Benefícios para a comunidade e parceira com a organização

Sua empresa está inserida num meio social e, mesmo que você não perceba, ela certamente o influencia. Interagir com a comunidade local é importante e afeta diretamente o desenvolvimento de seus negócios.

Como implementar na minha empresa? Realize campanhas que colaborem com a comunidade local, principalmente se houver focos de carência na região (doação de materiais escolares, de agasalhos, de mantimentos etc); abra programas para jovens aprendizes em parcerias com escolas; convide seus colaboradores a realizarem um dia de voluntariado nas comunidades locais (se sua empresa estiver fazendo um bom trabalho interno de bem-estar social, todos vão ajudar com alegria); patrocine ou promova a cultura de sua região.

Lembre-se de que a promoção do bem-estar social numa organização não depende necessariamente de dinheiro para existir, mas primordialmente do fomento de uma cultura calcada na gentileza, na capacidade de escutar o outro, no cuidado para com o próximo. É aquele líder que, quando o funcionário falta no trabalho, não fica pensando no que não foi produzido, e sim se preocupa com a pessoa que faltou, que pergunta se há algum problema e em quais aspectos a empresa pode ajudar.

Sugestão de leitura: Evolução do Conceito de Responsabilidade Social

Qual o valor do ESG para as empresas?

É este valor que o ESG visa de fato: o valor real de uma empresa na sociedade, a mensagem que ela pode deixar. O valor de mercado é apenas uma pequena recompensa diante de um imenso legado que pode fazer sua marca resistir durante anos e anos.

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Daniela Pedroza | Diretora Técnica da VG

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