Ambipar ESG

A importância do Supply Chain para o ESG

ESG é a sigla mais falada atualmente no mundo empresarial e no mercado financeiro. Termo oriundo do termo em inglês Environmental, Social and Governance, que em português significa ambiental, social e de governança que vem causando uma verdadeira mudança no cenário da Gestão Integrada, com foco em Sustentabilidade.

E o que estas três siglas representam?

Representam a preocupação com o meio ambiente para as gerações futuras, com as relações interpessoais e comunidade bem estruturadas, não podendo deixar de lado, o gerenciamento eficaz dos negócios, da imagem e saúde financeira da empresa.

É difícil imaginar tudo isso de forma sincronizada não é mesmo? Colocar isto em prática também não é fácil, mas nunca é tarde para começar. Empresas que já tinham em sua essência e cultura a preocupação com a sustentabilidade, outro termo muitíssimo falado até então, já estão com meio caminho andado.

Outro grande passo para se adequar ao ESG é ser certificado nas normas ISO 14001, ISO 45001 e ISO 26000 ou ter o sistema de gestão implementado baseado nestas normas.

ESG na Cadeia de fornecimento – Supply Chain

O controle de Suply Chain – cadeia de fornecimento, gestão de terceiros, fornecedores, aliados ou provedores externos, como cada empresa nomeia, também não poderia estar de fora para o ESG.

Para os três pilares é suma importância que a organização estabeleça influência e/ou controles aplicados a estes parceiros de negócio. Agora vamos detalhar um pouco mais sobre a aplicação destes controles para a temática Social.

Dimensão Social do ESG

A dimensão Social do ESG aborda critérios relacionados à compromissos com princípios e direitos das relações de trabalho, com a comunidade, com clientes e consumidores. Em todas estas interfaces de compromissos, podemos considerar o controle estendido para os fornecedores. O nível de controle depende de cada organização.

Por exemplo, ao selecionar um fornecedor, é importante avaliar se há no histórico da empresa processos judiciais ou administrativos relacionados a:

Ao longo da prestação de serviço, pode-se exigir documentação que comprove o atendimento de direitos trabalhistas por parte dos empregadores terceirizados e prever sanções por meio de medidas disciplinares e/ou legais para situações de descumprimento ocorridas na cadeia de suprimentos.

Além disso, a empresa deve promover o engajamento e sensibilização para valorização e respeito à diversidade, contratação de pessoas com deficiência e grupos minorizados, políticas de redução da desigualdade salarial tanto internamente como influenciar e/ou exigir os que os fornecedores façam o mesmo.

Outro ponto importante abordado no ESG, é a prática da equidade de tratamento e condições de trabalho entre funcionários e trabalhadores terceirizados.

Estar alinhado ao ESG auxilia na minimização dos riscos do negócio e atratividade no mercado. Para ainhar sua gestão aos padrões do ESG, é preciso estar com seu Sistema de Gestão em dia.

Fale conosco, nós vamos ajudá-lo a ter a performance exigida pelos conceitos do ESG.

Aguardo seu contato!

Raissa Urzedo |Consultora e Auditora da VG

Sair da versão mobile