Ambipar ESG

Passo a passo: certificação das Normas ISO 9001 e 14001

Entenda o passo a passo da certificação ISO 9001 e ISO 14001 e saiba como uma Empresa de Consultoria pode auxiliar a sua organização em todas as etapas da implementação de um Sistema de Gestão e na busca pela certificação.

Antes de começarmos a falar sobre o Passo a Passo da Certificação, é preciso explicar um pouco, sobre as certificadoras e a diferença entre um organismo certificador e uma empresa de consultoria.

Quanto mais você souber essas diferenças, mais seguro você ficará para realizar a sua implantação da norma ISO.

Quem concede a certificação de gestão da Qualidade e Meio Ambiente?

As empresas que emitem o certificado da ISO 9001, ISO 14001, entre outras normas, são os Organismos de Certificação de Sistema da Qualidade – OCS. Eles são responsáveis por auditar e validar a conformidade das empresas para emissão do certificado com base nas normas ABNT ISO 9001.

No Brasil existem inúmeros Organismos Certificadores, ou seja, empresas credenciadas e capacitadas a auditar e conceder a certificação. No entanto, no país há apenas um Órgão Acreditador, que tem autoridade para realizar a acreditação da ISO.

Trata-se do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, fundado em 1973, que tem como objetivo fortalecer as empresas nacionais através do aumento de produtividade e adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Diferenças entre um Organismo certificador e Empresa de consultoria?

Diversas pessoas confundem empresas de consultoria com organismos certificadores. Mas a diferença é fácil de ser entendida:

Organismo Certificador: é responsável por auditar as empresas e validar a conformidade delas com os requisitos da norma, para emissão do certificado internacional.

Empresas de Consultoria: são responsáveis por auxiliar as empresas na implementação do sistema de gestão e na adequação aos requisitos da norma. Elas oferecem todo o suporte por meio de diagnósticos, planejamentos, consultorias, treinamentos, modelos de documentos e, até mesmo, auditorias internas, realizadas antes da auditoria externa para a certificação.

Compreendo melhor do que se trata todo o processo de certificação. É hora de entender como acontecem as etapas para a implantação de um Sistema de Gestão em Qualidade (ISO 9001) e Sistema de Gestão em Meio Ambiente (ISO 14001).

Quais são as etapas necessárias para a certificação?

Basicamente, as etapas necessárias para a certificação são: Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Auditoria. Em todas as etapas a presença de uma Empresa de Consultoria garante ao processo mais agilidade e efetividade, pois conta com a experiência prática e o conhecimento técnico de Consultores para melhor interpretação das normas.

Além disso, os consultores estão preparados para ajudá-lo na avaliação da realidade da empresa e das necessidades de adequação, orientação dos profissionais envolvidos, realização de treinamentos, uso de modelos de documentos e de boas práticas já implementadas em organizações com cenários similares.

Entenda melhor cada uma das etapas do processo de implementação e certificação:

1. Diagnóstico

Etapa para identificar qual é a situação da empresa em relação aos requisitos da norma desejada, seja ela ISO9001, ISO14001. Com o Diagnóstico é possível avaliar quais serão as ações que deverão ser tomadas para implementar o sistema de gestão.

As normas ISO 9001 e ISO 14001 versão 2015 possuem diversos requisitos (1 a 10 com subitens) agrupados de maneira similar no chamado anexo SL. A expertise de uma nessa fase garante mais agilidade ao processo de avaliação da organização e das necessidades de adequação.

2. Planejamento

Etapa para planejar e organizar tudo que deve ser feito para a implementação total do sistema de gestão que seguirá os requisitos da norma.

Nesta etapa, leva-se em consideração a complexibilidade das ações, a data pretendida de certificação, a disponibilidade interna e a necessidade da organização. A avaliação de uma Empresa de Consultoria nessa etapa garante o melhor dimensionamento de cada atividade.

3. Implementação

A implementação é a etapa em que se coloca a mão na massa. Neste momento é que serão criados procedimentos e manuais, identificados aspectos da empresa e desenvolvidas as atividades necessárias para adequação aos requisitos da norma.

Ter uma Empresa de Consultoria nesta etapa facilitará todo o processo, em virtude da experiência e do conhecimento técnico do Consultor para realização de treinamentos, orientação dos demais profissionais, uso de modelos de documentos, entre outros.

4. Auditoria para Certificação ISO

Após toda a implementação do sistema de gestão compatível com a norma desejada (ISO 9001, ISO 14001 ou outras), a empresa tem que passar por uma Auditoria Externa, realizada por um Órgão Certificador para receber o certificado.

Antes disso, no entanto, a empresa passa por uma Auditoria Interna, que verifica se realmente está pronta para receber a Auditoria Externa de Certificação. Quando a empresa conta com uma Empresa de Consultoria para a implementação do Sistema de Gestão, a Auditoria Interna é realizada por esses Consultores, o que garante mais imparcialidade e profissionalismo ao processo.

Certificação ISO 14001 e 9001

Fale conosco! Podemos ajudá-lo nesse processo de implementação e migração das Normas ISO, para que seu Sistema de Gestão possa oferecer dados reais e seguro para tomada de decisão.

Verde Ghaia é uma empresa que entende de sistema de Gestão. Estamos há 20 anos no mercado, atuando com consultorias ambiental, de Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional, Alimentos, dentre outros. Ajudamos sua empresa a gerenciar e monitorar seus requisitos legais aplicáveis com eficiência e segurança.

Integrando a ISO 14001 e ISO 9001

Para estabelecer o SGI, a organização deve entender os cenários interno e externo. Talvez seja o ponto principal para estabelecimento de políticas e definição de objetivos do sistema de gestão, a partir da situação atual e das perspectivas almejadas.

É a partir do entendimento, do que a organização tem como valores, missão, visão, cultura, partes interessadas e outros agentes que impactam em seu desempenho, que se pode estabelecer o direcionamento estratégico mais adequada à organização.

É importante destacar que devem ser avaliadas pontos positivos e negativos na análise crítica de questões relacionadas ao desempenho e contexto da organização. Para isso, dispõem-se de diversas ferramentas que podem ser aplicadas nesse requisito, uma dessas ferramentas possibilita a análise da Matriz SWOT (anagrama para os termos Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Ao conceber parâmetros para avaliar as questões externas, pode-se mencionar os cenários de ambientes sociais, políticos, econômicos, além de pesquisas com clientes e fornecedores, análise da concorrência, avaliação de forças de poder, pesquisa de tendências tecnológicas, seminários técnico, literatura e imprensa especializadas em mídias e órgão fiscalizadores e fatores que possam impactar o desempenho ambiental da organização.

Portanto, a identificação das questões externas somente será possível se a organização conseguir observar para fora de suas janelas e de seus muros. Possibilitando a compreensão de demandas externas que permitem a organização identificar suas OPORTUNIDADES e AMEAÇAS.

Conheça os Produtos da Verde Ghaia. Deixe seu comentário abaixo ou Fale Conosco para solicitar uma proposta para Implementar um Sistema de Gestão eficiente e com resultados assertivos para o melhor desempenho dos processos.


Quer saber mais sobre as novas versões das normas?

Confira o material orientativo que a equipe de Consultoria Técnica e Jurídica da Verde Ghaia preparou:

 
E-BOOK ISO 9001 – pdf grátis E-BOOK ISO 14001 – pdf grátis
Sair da versão mobile