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Verde Ghaia: Nós nunca paramos de evoluir
07/06/2019

1999. O ano em que Fernando Henrique Cardoso dava início ao seu segundo mandato como presidente do Brasil. O Euro começava a ser usado em transações eletrônicas em 11 países membros da União Europeia. O presidente da Rússia, Boris Yeltsin, renunciava ao cargo.

Neste mesmo ano, a Ambipar se apresentava como a primeira empresa brasileira a oferecer serviços em gestão empresarial com foco em sustentabilidade, um assunto ainda abordado muito timidamente no país.

A Ambipar nasceu das mãos (e mente criativa) de Deivison Pedroza, que aos 24 anos de idade criou o Projeto Semente Ecológica, um programa de educação ambiental infantil cujo objetivo era conscientizar as crianças sobre a importância de se preservar o meio ambiente — Deivison tinha ciência de que era assim que se plantava a sementinha que germinava adultos ecologicamente responsáveis.

O sucesso do projeto deu origem a algumas Consultorias em Meio Ambiente aqui e ali. Na época, ainda sem uma equipe definida, o próprio Deivison viajava por todo o país para atender seus clientes. A cada novo cenário que visitava, Deivison constatava que ainda havia muita negligência das empresas em relação a questões ambientais, e pensava num jeito de melhorar o processo de monitoramento das legislações federais, estaduais e municipais de seus clientes.

A intenção era que as empresas não apenas estivessem em conformidade ambiental, mas também, ficassem conscientes de que a sustentabilidade era um assunto importantíssimo.

Os primeiros Planejamentos da Ambipar

Os primeiros Planejamentos da Ambipar

Os primeiros planejamentos da Ambipar, eram feitos em planilhas Excel — afinal estamos falando do início dos anos 2000, quando a internet ainda se mostrava um recurso caro e a maioria das empresas seguia um modelo de acesso à informação baseado apenas numa intranet.

Mas, com o tempo as planilhas de Excel ficaram modestas demais, para os planos de Deivison. E assim, nasceu a ideia de criar um software exclusivo: o SGI (Sistema de Gestão Integrada), uma plataforma de monitoramento de requisitos legais cujas primeiras versões vinham em CD-ROMs (lembra-se deles?).

Em 2001, exatamente no início do terceiro milênio da nossa era, o soGi passou a ser totalmente online. A internet ainda era discada — e muuuuito lenta. Mas mesmo assim, as empresas ficaram satisfeitas por estar tendo acesso a um recurso que funcionava tanto online quanto off-line sem interferir em seus processos internos.

Contudo, a Ambipar nunca quis se limitar a ser uma empresa desenvolvedora de softwares. A ideia de espalhar a importância da sustentabilidade ainda era forte, e por isso o SGI (Sistema de Gestão Integrada) se transformou não apenas num programa de monitoramento, mas também num aliado em questões de consultoria dos sistemas de gestão.

E assim a Ambipar lançou, nos meados dos anos 2000, o livro de Metodologias para Implantação de Sistema Ambiental e a Cartilha sobre Metodologia de Aspectos e Impactos, Perigos e Riscos, a qual passou a ser adotada por todo o mercado como metodologia Padrão.

Momentos que marcaram o crescimento da Ambipar

Ao longo da década de 2000 a 2010, uma série de acontecimentos foi modificando também a relação da Ambipar com o mercado: os celulares foram ficando cada vez mais comuns. Também foi a década do nascimento do primeiro iPhone (2008). A internet se tornou um recurso mais barato, com conexões via cabo, aposentando de vez, aquela internet discada chatíssima de se conectar.

Juntamente a tudo isto, as empresas começaram a desenvolver uma consciência ecológica e começou a se falar cada vez mais em responsabilidade ambiental e social.

Foi uma década na qual a Ambipar começou a incrementar seus negócios para melhor atender às necessidade de seus clientes. Ela criou outras Metodologias a partir da LIRA, por exemplo, Outsourcing LIRA voltada ao gerenciamento de requisitos legais. E, também ampliou seus serviços, indo além do escopo ambiental e dedicando espaço à saúde e à segurança ocupacional.

A partir daí, surgiram vários outros projetos muito importantes, como o Instituto Oksigeno, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público sem fins lucrativos que nasceu com o compromisso de se envolver com causas globais, sempre promovendo a sustentabilidade.

O Instituto Oksigeno foi responsável pela criação de grandes campanhas, como a Vozes do clima, a qual contou com a participação de diversos artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leite e Nando Reis, numa missão para conscientizar as pessoas sobre as mudanças climáticas que nosso planeta vem sofrendo ao longo dos anos. Também foram criadas a Metodologia Carboneutro (para cálculos de emissão de gases do efeito estufa), a Metodologia SCARI (Sistema de Caracterização de Resíduos Industriais) e a Metodologia ARE (Análise de risco empresarial).

Ao longo dos anos, o SGI (Sistema de Gestão Integrada) também foi acompanhando toda essa evolução e sendo melhorado constantemente, até se tornar o software de Gestão e Desempenho em Sustentabilidade, completíssimo, que é hoje, dando origem ao Prêmio Compliance Brasil. Isto porque, o SGI (Sistema de Gestão Integrada) é capaz de realizar a análise de conformidade legal das empresas usuárias do SGI (Sistema de Gestão Integrada) – Software de Gestão Integrada – atráves de dados coletados ao longo dos anos, comprovar os dados quantitativos e qualitativos.

A Ambipar em si também expandiu, abrindo filiais em Curitiba, Maceió e São Paulo e até mesmo, começando a realizar o monitoramento da legislação na África!

Ao fim da década de 2009, a Ambipar havia crescido substancialmente, partindo de uma pequena empresa com pouco mais de 10 pessoas para uma empresa com quase 50 colaboradores! No incío do ano de 2013 a Ambipar inicia a abertura de Franquias, cujo objetivo é o de levar suas metodologias e tecnologia às empresas, mantendo a qualidade Ambipar de seus produtos e serviços. Com isso, a Ambipar tomou mais corpo, crescendo quase 60% de sua estrutura interna.

A partir de 2010 — ano em que o Facebook registrou 500 milhões de usuários — a Ambipar percebeu que era hora de aproveitar os recursos das redes sociais, e assim, começou a compartilhar todo o conhecimento de seus melhores colaboradores com o restante do mundo. E, com o passar dos anos, nasceram alguns outros produtos de cunho educativo: Café Conectado, eventos de webinar, além da publicação de campanhas educativas, materiais para leitura online e materiais para download.

Ampliando os negócios: Ambipar Resíduos e Consultoria Online

Momentos que marcaram o crescimento da Ambipar

Com a facilidade de partilhar conhecimento via internet, veio a ideia de criar uma plataforma para Consultoria Online, visando agilidade nos processos de implementação das normas ISO, dando possibilidades as micros e pequenas empresas de contratarem serviços de consultoria para implementação das Normas ISO de um modo, totalmente online e assim, economizando nos custos de logística.

E jamais poderíamos deixar de mencionar a Ambipar Resíduos, versão atualizada do antigo SCARI, plataforma focada no tratamento de resíduos sólidos para empresas, cujo principal objetivo é fazer com que os resíduos de qualquer tipo de organização sejam corretamente destinados (podendo ser até mesmo reaproveitado por outras empresas).

A empresa Ambipar Resíduos permitiu uma parceria com a Startup LG7, que assumiu o desenvolvimento do software e sua gestão e o alavancou unindo as pontes entre o comprador e o tratador de resíduos, gerando um lucro oriundo de uma fonte altamente sustentável.

Além disso, a Ambipar também investiu em grandes mudanças nos filhotes do soGi, cujos módulos GAIA, PRSSO, TNC, Auditoria, LIRA foram modernizados, possibilitando a customização, para que assim pudessem atender às necessidades dos clientes e respeitando, portanto, as diferentes maneiras de se fazer gestão.

Toda a evolução da Ambipar ao longo de seus 20 anos foi marcada também pela conquista de certificações importantes: a ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS 18001 (Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional), mostrando que a Ambipar realmente é adepta de tudo aquilo que ela vende e divulga.

Merecidamente, em 2018 a Ambipar foi convidada a participar da Feira de Tecnologia Websummit, em Portugal, o maior evento de tecnologia do mundo, onde então pôde apresentar ferramentas exclusivas desenvolvidas pelas empresas do Grupo.

2019: atendendo o mercado há 20 anos com foco em inovação e tecnologia

2019: atendendo o mercado há 20 anos com foco em inovação e tecnologia
Você já parou para escutar o seu cliente?

Desde sua fundação, a Ambipar sempre esteve atenta às inovações tecnológicas, por isso, hoje suas campanhas possuem um posicionamento sólido no que diz respeito ao compartilhamento de conhecimento em redes sociais. E já estamos investindo muito em tecnologia que possa cada vez mais facilitar o gerenciamento dos requisitos legais das organizações, independete da área de atuação.

A Ambipar tem investido tanto em novos modelos de aprendizado, que já possui até canal no Spotify, com áudio de seus cursos de capacitação, além de um estúdio exclusivo, em sua dependência, para a gravação de seus cursos e webinar.

No mês de maio, por exemplo, foi realizada a Semana Webinar Ambipar, com muito conteúdo para ser discutido, para tirar dúvidas e também compartilhar seu  processo de crescimento nos últimos 20 anos! Você pode rever todos os vídeos e ficar por dentro de tudo, basta clicar nos links abaixo:

DIA 20/05 – Aplicação de novas Tecnologias na Gestão / Palestrante: Deivison Pedroza

DIA 21/05 – Governança, Risco e Compliance – GRC / Palestrantes: Raquel Varoni e Danielle Reis

DIA 22/05 – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Serviços de Saúde e de Construção Civil / Palestrantes: Ana Paula Santos e Fabiana Brant

DIA 23/05 – Segurança da Informação / Palestrantes: Osvaldo Junior e Gabriel Pontes

DIA 24/05 – Evolução da Gestão nos últimos 20 anos / Palestrantes: Daniela Pedroza e Deivison Pedroza

São pessoas e não tecnologia que inovam os negócios!

Embora a Ambipar esteja sempre conectada, ela nunca se esquece de que empresas são feitas por pessoas. Por isso, buscamos realizar com frequência entrevistas com os nossos clientes, visando atender às suas necessidades para melhorar o nosso atendimento, produtos e serviços.

Além de atender aos nossos clientes, a Ambipar também busca criar laços entre seus colaboradores, realizando workshops, estimulando assim, a interação social entre os departamentos e criando um clima bem familiar entre todos os funcionários.

Workshop da Ambipar – ano de 2018

Mas não termina aqui… Essa valorização também se estende a outras empresas, como o Prêmio Compliance Brasil. Este prêmio foi criado com a intenção de parabenizar as organizações que se preocupam em manter seus sistemas de gestão sempre atualizados. Saba mais sobre o Prêmio e conheça seus finalistas!

Este ano, será celebrada a sua 4ª edição do Prêmio, agraciando todas as empresas que vêm fazendo o que a Ambipar tem feito de melhor, em seus vinte anos de existência, valorizar a sustentabilidade empresarial.

Ambipar: Nós nunca paramos de evoluir!

Published by: Comunicação

Tags: Ambipar, Ambipar internacional, Ambipar nacional, Auditória, CEO Deivison Pedroza, consultoria da Ambipar, consultoria em sistema de gestão, crescimento da Ambipar, crescimento exponencial, Deivison Pedroza, gestão empresarial, GRC do SGI, Grupo Ambipar, inteligência artificial, LIA, LIA SGI, Monitoramento de Requisitos Legais, Prêmio Compliance Brasil, risco e compliance, SGI, SGI para gestão de leis

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A Ambipar ESG estabelece controle estrito sobre o acesso aos dados pessoais, mediante a definição de responsabilidades das pessoas que terão possibilidade de acesso e de privilégios de acesso exclusivo para determinados usuários.

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A Ambipar ESG possui soluções de gestão dos registros por meio de técnicas que garantem a ados, como encriptação ou medidas de proteção equivalentes.

APLICAÇÃO DE NORMAS DE CONSUMO

Serão aplicadas as normas de proteção e defesa do consumidor nas relações de consumo realizadas na internet.

MAIS SOBRE PADRÕES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A Ambipar ESG possui equipe de TI especialista que aplica e promove a manutenção de diversos processos e sistemas que garantem a segurança dos seus dados. Segue abaixo mais detalhes referentes as camadas de segurança.

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A camada de segurança é realizada por meio de:

  • 1. CONTROLE DE ACESSO POR PERMISSÕES: Nossos colaboradores recebem apenas as permissões adequadas e exclusivas ao seu cargo e função.
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(referenciada também como Ambipar ESG Gestão de Compliance em Sustentabilidade)

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BASE LEGAL PARA O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

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a) “Mediante o fornecimento de consentimento pelo titular”;

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d) “Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, esse último nos termos da Lei nº 9.307, de 23-09-1996 (Lei de Arbitragem)”;

e) “Para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro”;

f) “Quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais”.

PERÍODO DURANTE O QUAL OS DADOS SÃO ARMAZENADOS

O armazenamento de dados pessoais ocorrerá durante o tempo que for necessário para atingir a finalidade do armazenamento de dados, com exceção dos casos em que houver previsão legal ou ordem judicial determinando período de armazenamento superior. Caso a finalidade do armazenamento expirar, os dados pessoais serão anonimizados2 .

² Dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento, nos termos do art. 5, III, da Lei nº 13.709, de 14-08-2018.

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REGISTRO NOS NOSSOS WEB SITES

Você pode registrar-se nos nossos web sites, por exemplo, para criar uma conta de cliente nos sites que disponibilizamos algum tipo de compra, por exemplo, loja on-line. Para criar uma conta de cliente é necessário o fornecimento de alguns dados pessoais que serão indicados nos campos do registro. Além destes dados, o seu endereço IP e a data e hora do acesso são recolhidos e armazenados, com a finalidade de rastreamento, possibilitando, assim, identificar abuso cometido por usuário e, portanto, nossa proteção legal. Além disso, armazenamos quais os produtos que você encomendou, pelo prazo máximo de 1 (um) mês. Isto ocorre com o intuito de facilitar o seu acesso, posteriormente, a essas mesmas informações indicadas por você no seu carrinho da loja. Oferecemos também as melhores ofertas para os produtos que você tenha interesse em outras telas.

UTILIZAÇÃO DOS NOSSOS SISTEMAS

Quando você acessa nossos sistemas, com seu login e senha, armazenamos os seguintes conjuntos de dados:

  • O endereço IP e ou nome do seu computador;
  • O nome, idioma e a versão do seu navegador de internet;
  • O sistema operacional utilizado para acessar os nossos web sites;
  • O URL do referenciador (a página visitada anteriormente);
  • A data e hora do seu acesso;
  • A diferença de fuso horário face ao Horário de Greenwich (GMT);
  • O conteúdo do pedido (página específica que você solicitou o acesso);
  • O volume de dados transferido
  • O estado de acesso e o código de estado HTTP (sucesso ou erro).
  • Nós utilizamos estes dados para:

  • Estatísticas de utilização resumidas e anonimizadas;
  • Otimização dos nossos sites e sua publicitação;
  • Assegurar a exibição apenas das informações que seu usuário tem permissões;
  • Servir de apoio às entidades policiais no caso de um episódio de ataque cibernético; Os arquivos de log dos nossos sistemas são armazenados em separado de outros dados pessoais.

COOKIES DOS SISTEMAS

Cookies são pequenos arquivos de texto que o navegador de internet armazena no seu computador ao visitar algum web site. Um cookie armazena pequenas quantidades de dados, por exemplo, um “cookie ID”. Esta é uma pequena cadeia de caracteres que permite aos web sites associar visualizações de página a um navegador específico. Um navegador de internet em particular pode ser identificado através do cookie ID.

Nós utilizamos cookies com as seguintes finalidades, dentre outras:

  • Para aumentar a facilidade de utilização dos nossos sistemas;
  • Para armazenar as suas preferências, por exemplo, o idioma;
  • Para identificar as suas credenciais de autenticação, dessa forma disponibilizaremos apenas os conteúdos que você tem permissões de acesso;
  • Para poder armazenar os filtros realizados dentro do Sistema;
  • Para otimizar consultas recorrentes no sistema.

Você pode eliminar cookies do seu navegador a qualquer momento. Entretanto, sugerimos que isto seja feito após finalizar a utilização de nossos sistemas, uma vez que ao desativar a definição de cookies, não será possível fazer uso de todas as funcionalidades dos nossos sistemas.

COMENTÁRIOS NO NOSSO BLOG, INSTAGRAM, FACEBOOK, LINKEDIN, YOUTUBE e TWITTER

Você pode escrever comentários em nossa página do Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter e em nosso Blog. Caso o faça nas redes sociais, o seu nome de usuário será salvo e publicado juntamente com o texto do seu comentário. Já no nosso Blog, o seu nome (pseudônimo) indicado será salvo e publicado juntamente com a data, a hora e o texto do seu comentário, após nossa aprovação. ATENÇÃO: Comentários abusivos e ofensivos poderão ser excluídos de nossas redes sociais sem a permissão prévia do usuário, observando-se sempre o princípio da não censura prévia.

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