Ambipar ESG

Auditoria de Conformidade Legal:Gestão em Compliance e ESG

Existe uma variedade enorme de tipos de auditorias realizadas pelas empresas, todas elas muito importantes para que a organização melhore a eficiência de seus processos de forma geral. Cada tipo de auditoria tem determinado tipo de foco, e hoje vamos falar da Auditoria de Conformidade Legal (ACL).

Esse tipo de auditoria é primordial para ajudar as organizações a identificarem conformidades e não conformidades, avaliar a legislação aplicável, entender quais os riscos que a empresa corre ao não estar em conformidade, como: embargo, aplicação de multas, responsabilização de sócios e diretores, entre outras penalidades que podem ser aplicadas devido ao não cumprimento da legislação.

Então, se sua gestão tem o foco em compliance, realizar essas auditorias constantemente é indispensável. Afinal de contas, respeitar e seguir todos os itens que são exigidos pela legislação interferem diretamente na saúde da empresa. Entenda um pouco mais sobre como é realizado esse processo.

Passo a Passo para Auditoria de Conformidade Legal

Visitas às instalações: nessa etapa, é feito o levantamento de todas as informações pertinentes para a realização da auditoria. Ela pode ser feita presencialmente, ou pode ser realizada a distância. Nesse caso, o auditor responsável solicita que essas informações sejam enviadas por email, como documentações, registros, entre outros.

Principais atividades e processos: nessa fase, os processos da organização são identificados e analisados de forma minuciosa. A partir das informações obtidas por meio desse levantamento, são identificadas não conformidades e pontos de melhoria para a organização.

Entrevista a colaboradores: aqui, o auditor vai reunir com os responsáveis de cada área da empresa, para verificar como é realizado o trabalho dentro da empresa, e mapear todos os procedimentos internos, para que ele possa ter um entendimento maior de como tudo funciona e assim propor um diagnóstico correto.

Emissão de relatório: nessa etapa, o auditor avalia todas as informações obtidas nas entrevistas, e vai direcionar a organização de acordo com os resultados obtidos. É necessário corrigir as não conformidades e desenvolver planos de ação para obter resultados mais assertivos para a organização.

Coleta evidências de conformidades: a coleta de evidências, feita pelo auditor, existe para que ele apresente aos responsáveis por diferentes áreas dentro da empresa, como está o funcionamento de determinado processo na prática, que pode ser mostrado por vídeo, documentações, fotos, etc. Dessa forma é mais fácil identificar o que não está em conformidade e estabelecer ações para que alterações sejam iniciadas.

Verificação de documentos: o auditor irá realizar todo o acompanhamento do processo de melhorias, verificando minuciosamente as documentações da empresa que precisam estar de acordo com a legislação vigente, e que irão garantir o sucesso da empresa ao realizar o processo de auditoria de conformidade.

Auditoria de Conformidade Legal e o Índice ESG

A preocupação no mundo dos negócios com processos sustentáveis é cada vez maior, e o índice ESG (Environmental, Social and Governance ou Meio Ambiente, Social e Governança), está em evidência no mundo inteiro.

Esse índice indica quais empresas tem os melhores níveis de governança, com modelos de negócio que tenham como foco a sustentabilidade ambiental e social, e se transformou num forte diferencial para as empresas.

Isso acontece porque o índice é diretamente proporcional à segurança dos investidores na hora de realizar seus aportes, e empresas com um alto índice são vistas como mais seguras para receber investimentos, e que possuem foco real nas melhorias de seus processos e na relação com meio ambiente e a comunidade. Ou seja, ter uma boa pontuação no índice ESG virou foco central para as empresas que buscam se diferenciar positivamente no mercado.

Mesmo que algumas empresas ainda não possuam responsáveis específicos relacionados ao ESG, os profissionais ligados ao Compliance são de grande valor para uma estruturação inicial que vá contemplar os requisitos relacionados ao conceito de ESG.

E a Auditoria de Conformidade Legal auxilia as empresas para o cumprimento dos requisitos necessários para um desenvolvimento sustentável em todos os níveis da organização.

Verde Ghaia: expertise para gestão da sua empresa

A VG possui expertise em consultoria para empresas há mais de 20 anos, e possui metodologia própria aprovada pelas certificadoras internacionais.

Realizando a Auditoria de Conformidade Legal com o suporte da VG, você define a melhor opção para a análise do seu negócio, presencial, semi-presencial ou online, com o acompanhamento de um profissional capacitado e com vasta experiência na área.

Esse suporte é realizado durante todo o processo, com a orientação minuciosa das modificações que precisam ser realizadas, ações corretivas, quais documentações são necessárias, relatórios e estratégias para que o seu negócio consiga os melhores resultados e tenha uma gestão de alto desempenho, e contribuindo também para o sistema de Compliance em Sustentabilidade (EHSQ Compliance).

Veja quais as vantagens da Auditoria de Conformidade Legal da VG e prepare seu negócio para os novos desafios que o mercado atual exige. Trabalhando em conjunto com a VG, seu negócio irá desenvolver parâmetros de qualidade e eficiência de alto nível, com respeito a todas as normas e requisitos exigidos pela legislação vigente.

Fale com nosso consultor especializado em Auditorias de Conformidade Legal e conquiste uma gestão com foco em ESG.

Sair da versão mobile