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E-book ISO 50001 – Eficiência Energética


 

A racionalização dos recursos energéticos é matéria que cada vez mais ganha destaque, seja entre as preocupações da sociedade, nas políticas públicas do governo ou no planejamento estratégico das empresas dos mais variados segmentos. Isso porque nos últimos tempos, passamos por uma crise energética, como poucas vezes, se te teve notícia no Brasil.

Faltas de chuvas, escassez hídrica, aumentos discrepantes da conta de luz e criação da metodologia de bandeiras, que incluiu a dolorosa bandeira vermelha, que além de representar um aumento ainda maior no valor da conta para os consumidores, indica também (como uma das causas) o aumento da necessidade de maior uso (contratação) de energia advinda de termelétricas.  Logo o Brasil, país cuja matriz energética é composta por mais de mil usinas hidrelétricas espalhadas pelo território nacional e que juntas produzem 65% da energia do país.

Eficiência Energética: visando a sustentabilidade do negócio

Melhoria do desempenho energético, diminuição de desperdícios e gastos e redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Esses são apenas três dos vários benefícios de se implantar um Sistema de Gestão da Energia baseado nos requisitos da ISO 50001:2018. Ou seja, a norma leva a empresa a se preocupar não só com fatores econômicos, mas também sociais e ambientais.

A implantação adequada dos requisitos normativos, seja para uma certificação ou migração para a norma mais atualizada, inicia-se com um bom conhecimento em relação ao conteúdo da ISO 50001:2018.

Capacite seus profissionais na Norma ISO 50001

Quanto mais colaboradores entenderem o propósito do Sistema de Gestão da Energia e seus requisitos, maior a probabilidade de se atingir o resultado esperado. Portanto, é imprescindível para as empresas poder contar com profissionais especializados na ISO 50001:2018 e, assim, realizar a efetiva implementação da norma. Para ampliar o seu conhecimento, faça os cursos de Interpretação e Formação de Auditor Interno da ISO 50001:2018

Acesse o e-book!

E-book sobre Eficiência Energética – ISO 50001 2018

E-book Riscos e Oportunidades


 

Como definir Riscos e Oportunidades no Sistema de gestão?

Uma das grandes mudanças que envolveu as novas versões das normas de qualidade e meio ambiente foi a necessidade da gestão de riscos e oportunidades, que, nas versões antigas, não era abordado. Mas o que seria riscos e oportunidades?

Segundo a ABNT NBR ISO 14001, são os efeitos potenciais adversos (ameaças) e efeitos benéficos (oportunidades). No caso de riscos, a sua gestão tem caráter preventivo, o que explica a não exigência de ações preventivas. Essa análise/avaliação deve ser feita para os processos, requisitos legais, aspectos e impactos e negócio.

Segundo as novas versões das Normas ISO, os Riscos e oportunidades atrelados aos processos serão oriundos do mapeamento de processos. Ao se descrever todas as atividades realizadas em cada processo, identificar-se-á o que pode melhorar (oportunidades) e possível falha futura (risco). Os Riscos e oportunidades de requisitos legais poderão ser identificados a partir do levantamento das legislações aplicáveis à atividade da organização. Para aspectos e impactos, também serão identificados no levantamento de aspectos e impactos das atividades/processos da organização.

E para o negócio, a identificação será feita através do planejamento estratégico realizado pela Alta Direção, que deverá levar em conta as variáveis pertinentes ao negócio, como: mercado, tecnologia, recursos financeiros, recursos intelectuais, recursos humanos na organização, expectativas atuais, futuras e experiências passadas.

Você sabe mensurar seus riscos e oportunidades?

Mensurar riscos e oportunidades ajuda na prevenção de crises e problemas, seja com o consumidor final ou outros públicos de interesse da organização. Mas como mensurar forças e fraquezas? Para auxiliar no processo de mensuração, International Standardization Organization – ISO, criou uma série de requisitos para a padronização um sistema de gestão da qualidade baseado na identificação de riscos e oportunidades.

Considerações sobre os Riscos e Oportunidades

É importante lembrar que todos os riscos e oportunidades identificados deverão ser tratados, conter planos de ação, avaliação de eficácia, monitoramento e análise crítica. Muitas empresas avaliam apenas os riscos negativos, porém é imprescindível a avaliação das oportunidades, pois são elas que possibilitarão a melhoria nos processos.

A mentalidade de risco

Este é um dos pré-requisitos previstos pela ISO 9001. Ele aborda um conceito que deve estar presente e incorporado em todos os departamentos da organização: a mentalidade de risco. Utilizar esta norma é um dos meios mais eficientes para abordar a mentalidade risco;  seu olhar sistêmico permite que  nada item seja abordado de maneira isolada, mas sim, focada em uma gestão empresarial, de maneira holística – o que facilita a identificação de riscos e oportunidades.

O gerenciamento de riscos de oportunidades, presente na ISO 9001:2015, é uma maneira de antever e administrar os efeitos desejáveis, ou não, que podem afligir uma empresa. Afinal, todo planejamento deve ser feito com base nos resultados esperados e também nos possíveis riscos do processo, para que não haja surpresas ou que os resultados fiquem abaixo no esperado. De acordo com a norma, riscos são classificados como efeitos da incerteza e podem ser considerados positivos ou não. Sendo assim, o risco se traduz na forma como a organização lida com os efeitos que podem ser oriundos de situações fora do padrão determinado ou resultados de um processo.

O risco versus a não conformidade

É bem comum que exista alguns desencontros ao mensurar riscos e oportunidades e, um deles, é a confusão de conceitos entre risco e não conformidade. O risco se refere ao levantamento de possíveis situação que possam ocorrer e afetar a organização. O mesmo não pode ser dito da não conformidade; neste caso, a situação já aconteceu. Para exemplificar esta situação, vamos imaginar que a organização identificou o risco de um produto apresentar defeitos devido a problemas na etapa da produção; tal ação pode vir a ocorrer. No caso da não conformidade, o produto já apresentou defeito graças à etapa de produção.

Cada organização deve estabelecer, implementar e manter processo adequado, de modo a gerenciar seus riscos.

Leia nosso e-book e saiba mais!


E-book SGI: quando e porque integrar os Sistemas de Gestão?


 

Sistemas de Gestão Integrada – SGI

Os sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e da saúde e segurança no trabalho são parte integrante do sistema global de gestão da organização. Sendo assim, faz-se necessário a sua integração, a fim de que se obtenham respostas mais efetivas e apropriadas a melhorar o desempenho global da organização. Pode-se facilmente perceber que os resultados dos negócios dependem da integração e harmonia de alguns fatores, tais como os citados abaixo:

Produtos e serviços: Para ser bem sucedida e garantir sua sobrevivência, a organização precisa fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades explícitas e implícitas das pessoas.

Uso ativo do dinheiro, tecnologia e posição no mercado: A gestão financeira da organização tem que ser eficaz, de tal forma a torná-la capaz de saldar seu compromissos com fornecedores, funcionários e o Estado, e também capaz de assegurar lucros para os acionistas. O uso da tecnologia é elemento extremamente importante para colocar ou não a organização numa posição vantajosa frente a seus concorrentes. A tecnologia pode permitir a colocação no mercado de produtos mais competitivos, além de poder reduzir sensivelmente os custos de produção.

Relações humanas: A base de toda organização são seus funcionários, são eles os responsáveis por todas as atividades desde a aquisição de mercadorias até a entrega do produto ou serviço ao cliente. Neste contexto, cabe à organização criar continuamente um ambiente propício ao bom desempenho das pessoas, através do respeito às pessoas como seres humanos, da satisfação de suas necessidades básicas.  A segurança é um fator importante que influencia o desempenho e a produtividade das pessoas. Desse modo, ela deve ocupar lugar de destaque e ser tema do planejamento e decisões estratégicas da organização.

Relações com fornecedores e clientes: Qualquer organização só existe para satisfazer as necessidades de seus clientes. Tal satisfação só será assegurada por um elevado nível de qualidade de toda a cadeia organizacional: desde os fornecedores, passando por todas as etapas do processo produtivo, até a entrega do produto ou serviço ao consumidor. Por melhor que possam ser os projetos e os processos produtivos, a qualidade jamais será satisfatória se os materiais e serviços recebidos não forem alto nível de qualidade.

A organização deve estabelecer com fornecedores e clientes uma relação de parceria, confiança e, por consequência, de longa duração. Esta relação tem que caracterizar-se pelo fato de todas as partes ganharem. Só assim, poder-se-á assegurar a sobrevivência de todos a longo prazo.

Meio ambiente e processos: É do meio ambiente que todas as espécies vivas tiram os elementos necessários à sua sobrevivência. Os recursos naturais devem ser usados de maneira racional, causando-se o mínimo impacto possível e tomando-se os cuidados necessários para não comprometer a capacidade das gerações atuais e futuras satisfazerem suas necessidades. Além do mais, com o aumento da poluição e com o esgotamento de vários recursos naturais, a legislação ambiental na ampla maioria dos países do mundo vem se tornando cada vez mais exigente e restritiva, imputando a quem degrada o meio ambiente severas penalidades.

A questão ambiental se não for tratada com a devida atenção pode se tornar numa fonte de aumento de custos, perda de competitividade, pelo fato de associar-se à organização a imagem de poluidora e destrutora do meio ambiente, e, até mesmo, na inviabilização do negócio, por exemplo, pela simples cassação do direito de operar.

Relação entre as Normas ISO: 9001 / 14001 / 45001

Há muito em comum entre os três sistemas de gestão analisados, o que não é simples coincidência. Os três seguem os Princípios para Gestão da Qualidade. Relembrando, alguns princípios:

  • Organização focalizada no consumidor.
  • Liderança.
  • Envolvimento das pessoas.
  • Abordagem por processos.
  • Abordagem sistêmica para a gestão.
  • Melhoramento contínuo
  • Abordagem factual para a tomada de decisão.
  • Relacionamentos com os fornecedores mutuamente benéficos.

Processos Organizacionais conforme o SGI

Toda organização é constituída de uma série de processos, são eles os responsáveis por tudo, de benéfico ou adverso, que a organização produz. A melhoria contínua dos processos é o único meio de se obter a melhoria contínua do desempenho ambiental, das condições de saúde e segurança no trabalho e da qualidade de produtos ou serviços.

Os processos devem ser continuamente monitorados, a fim de se avaliar suas condições de operação, se continuam atendendo aos requisitos especificados, se continuam apresentando somente riscos toleráveis às partes interessadas, se continuam produzindo impacto ambiental insignificante, se continuam operando dentro do custo esperado. O monitoramento contínuo permite a identificação de tendências que poderão levar a futuros desvios operacionais. A gestão dos negócios a partir de uma abordagem por processos, permite que se procurem falhas no processo e não culpados.

Fica, portanto, claro que todos os sistemas da organização são apenas meios para o alcance da missão desta: a sobrevivência. É, então, imperativo que todos coexistam de forma integrada e harmônica, cumprindo cada qual a sua missão e assistindo e suportando aos demais sistemas para que cumpram suas.

Saiba mais, lendo o e-book sobre SGI, gratuitamente!


E-book ISO 19011 – Conheça os principais conceitos!


 

Ebook o que é ISO 19011 e seus principais conceitos

No e-book ISO 19011,  vamos abordar as diretrizes para auditorias de sistema de gestão. Esta norma se aplica às auditorias de sistemas de gestão em geral, trazendo orientações sobre a gestão de um programa de auditoria e de como realizar as auditorias, incluindo as definições dos princípios de auditoria e avaliação das competências da equipe auditora.

A ISO 19011 fornece orientações para todos os tamanhos e tipos de empresas e auditorias de variados escopos e dimensões, incluindo aquelas conduzidas por grandes e pequenas equipes de auditoria. O que devemos fazer é adaptar conforme o escopo complexidade e dimensão do programa de auditoria e da maturidade do sistema de gestão em questão.

Nos últimos anos, diversas normas de sistema de gestão foram revisadas e publicadas, assumindo uma estrutura em comum com requisitos gerais, logo estes passam a ser muito parecidos em seus termos e definições centrais, os quais são chamados estrutura de Alto Nível, o Anexo SL.

Como resultado dessas mudanças, as auditorias de sistema de gestão devem ter uma abordagem mais ampla e sistêmica. Isso significa que os resultados das auditoria irão fornecer dados mais assertivos para o planejamento estratégico das organizações, auxiliando na identificação das necessidades de melhoria do negócio.

Critérios de Auditoria – ISO 19011:2018

Uma auditoria pode ser conduzida com base em vários critérios de auditoria de forma separada ou unificada. Esses critérios podem ser: requisitos definidos em uma ou mais normas de sistema de gestão, políticas e requisitos especificados por partes interessadas pertinentes, requisitos estatutários e regulamentares, um ou mais processos de sistema de gestão definidos pela organização ou outras partes.

Escopo da auditoria – ISO 19011:2018

Escopo da auditoria é a abrangência e limites de uma auditoria e inclui uma descrição dos locais físicos e virtuais, funções, unidades organizacionais, atividades e processos, bem como o período de tempo.

Dica importante

Se você é auditor e estiver com dificuldade de encontrar o requisito de referência da Não Conformidade, quer dizer que talvez o desvio não exista e você está inferindo. Portanto, tenha muito cuidado! Você tem total responsabilidade sobre suas constatações e conclusões.

É muito importante que os auditores sejam imparciais, isto é, não julguem ou tomem decisões precipitadas. É preciso expressar bem suas colocações e questionamentos e se necessário, repita de diferentes formas a mesma pergunta, a fim de que o auditado compreenda de forma clara os seus questionamentos. O auditor deve usar uma linguagem compatível com o público auditado, respeitando sempre a cultura local, evitando assuntos polêmicos que não condizem com o escopo da auditoria.

A auditoria é baseada e evidências, por isso, frases como: posso ver? me mostre, são cruciais para atestar a conformidade de um sistema de gestão, Ao perceber que a evidência apresentada pode demostrar alguma fragilidade, o auditor deve traçar uma trilha de auditoria para que a situação seja investigada e a decisão pode ser tomada de forma mais assertiva.

Relatório de uma Auditoria

O relatório deve fornecer dados precisos e claros da auditoria e deve conter: os objetivos, escopo, equipe auditora e demais participantes, cliente da auditoria, data e local que as atividades foram desenvolvidas, bem como os critérios de auditoria, as constatações, as evidências e conclusões. Também podemos incluir o plano de auditoria, incluindo as oportunidades de melhoria e os pontos fortes da organização.

Não se esqueça que o relatório deve ser elaborado de uma forma que todos consigam entender e aplicar as melhorias identificadas. Portanto, quanto maior o nível de detalhamento, melhor será o relatório da Auditoria.

Leia o e-book sobre Auditoria de Sistema de gestão, gratuitamente!


Qual o papel da NR 22 nas atividades de Mineração


 

NR 22 nas atividades de Mineração

Na Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) em atividades de Mineração – Uma abordagem sobre os principais aspectos e regras de segurança ocupacional na mineração.

A NR 22 tem como objetivo principal disciplinar os requisitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho em mineração, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores. Nesse sentido, entende-se como “Mineração” toda atividade aplicada à pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minerais existentes nas rochas e/ou nos solos. Assim, dependendo do mineral a ser extraído, a atividade poderá ser realizada a céu aberto ou no subsolo.

Para saber mais sobre a NR 22, baixe o e-book gratuitamente.

 


E-book SOGI – LIRA OUTSOURCING


 

O outsourcing pode complementar uma gestão empresarial de diversas formas, seja através da identificação das áreas de abrangência das obrigações ou na indicação de documentos e evidências de atendimento em todas as obrigações aplicáveis ao negócio. Ele ainda é de grande ajuda para manter uma organização atualizada sobre as novas publicações legislativas, proporcionando um melhor controle dos processos e diminuindo os riscos e sanções legais devido à não conformidade.

O melhor momento para a contratação do outsourcing vai depender de cada organização. A contratação pode ocorrer no início do monitoramento da legislação aplicável ou quando o trabalho de monitoramento já estiver em andamento.

Se a escolha se der no momento inicial, é importante planejar todo o período de trabalho, o que pode ser feito através de um cronograma firmado entre as partes. Isto garante segurança para os dois lados. Mas caso a escolha se der quando o monitoramento já estiver vigente, o foco será na revisão detalhada das evidências.

Vantagens do LIRA OUTSOURCING

O outsourcing confere uma série de vantagens à empresa que o contrata:

Implementação de melhorias significativas: o outsourcing aumenta a eficiência do canal de comunicação entre todas as unidades de uma empresa. É notório que um olhar externo avaliando os processos da empresa pode oferecer uma visão muito mais ampla do negócio, pois não estará influenciado pelo ambiente.

Aumento da produtividade: o outsourcing deixa a equipe mais disponível para se dedicar aos processos operacionais, já que todo o foco nas obrigações legais ficará por conta de um time especializado.

Aumento da competitividade: o outsourcing é capaz de tornar uma empresa mais competitiva. Isso porque a contratação de profissionais dedicados e com alto desempenho traz maior segurança técnica e jurídica para as organizações. Além disso, a empresa terá acesso a indicadores de performance mais precisos, podendo estabelecer regras e metas para melhorar sua gestão.

Redução de Riscos: o outsourcing preserva o empresariado de riscos de processos trabalhistas, acidentes de trabalho e passivos previdenciários, pois toda a responsabilidade dos profissionais envolvidos nas atividades será assumida pela empresa contratada. Com isso, há uma redução visível nos riscos do negócio.

Redução de custos: normalmente, o outsourcing traz uma redução visível dos custos para a empresa contratante, pois evita a manutenção custosa de funcionários especializados fixos e ainda gera economia devido ao melhor aproveitamento de todos os recursos.

Foco no cliente: com o outsourcing, é possível prever todas as atividades e assim acordar sobre as cláusulas contratuais que irão reger a relação entre as empresas numa transação. Desta forma, tem-se um ganho na produtividade e também no desempenho da organização.

Uso de tecnologia para automação dos processos: as empresas especializadas em outsourcing possuem o know-how do serviço a ser prestado e dominam todas as ferramentas tecnológicas para contribuir com a organização contratante, agilizando processos e aumentando a produtividade. Processos automatizados trazem mais segurança e credibilidade na tomada das decisões.

O outsourcing é uma excelente maneira de conhecer as fraquezas e as forças de sua empresa, tornando os processos ainda mais produtivos, otimizando todas as atividades e conduzindo ao sucesso duradouro.

 

 

 

 

 

 

 

E-book SOGI LIRA OUTSOURCING


E-book Módulo Auditoria – SOGI


 

Auditoria: amadurecimento da empresa

# A auditoria pode ser de adequação, conformidade, de sistema, externa, interna ou de produto/projeto/processo.

# A auditoria de adequação é para determinar se a documentação e procedimentos de um sistema de gestão atendem aos requisitos da norma aplicável.

# A auditoria de conformidade ou de implementação tem a finalidade de conhecer a eficácia de um sistema de gestão dentro da organização.

# Já a auditoria de sistema é a auditoria de adequação mais a de conformidade. Ela avalia a adequação a requisitos das NRs a serem cumpridas e a conformidade das atividades de um Sistema de Gestão Integrada. O ideal é que seja realizada uma vez por ano.

# A auditoria externa é terceirizada e pode anteceder a pré-certificação ou certificação de uma empresa, averiguando se esta se encontra de acordo com as NRs para receber o selo ISO. Esse tipo de auditoria também pode servir para acompanhamentos posteriores à implementação de um sistema de gestão.

# A auditoria interna se caracteriza quando uma organização examina seus próprios sistemas, procedimentos e atividades a fim de determinar se são adequados e estão sendo atendidos. O ideal é que seja realizada antes de uma auditoria externa.

Por fim, a auditoria de produto/processo/projeto é uma auditoria vertical, que considera todos os sistemas que entram na produção de um produto ou serviço específico. A auditoria de produto, por exemplo, realiza a análise completa da amostra de um produto, para indicar a qualidade do que chega às mãos do cliente; também verifica o grau de satisfação do usuário.

A auditoria de processo verifica se um procedimento é adequado e está sendo cumprido. Se necessário, também avalia se os operadores são qualificados e certificados para a execução de suas atividades.

Características de uma Auditoria eficiente

Uma auditoria se caracteriza pela confiança em alguns princípios, e a fidelidade a eles é um pré-requisito para se obter conclusões relevantes e comuns a todos os auditores participantes do processo. São eles:

Conduta ética: é o princípio básico do trabalho de qualquer auditor. Os profissionais de auditoria devem ser íntegros, confiáveis e adeptos da discrição e confidencialidade.

Apresentação sólida dos dados: todos os dados de uma auditoria devem ser reportados com o máximo de veracidade e exatidão. Deve-se relatar inclusive os obstáculos encontrados durante a auditoria e as questões não resolvidas entre auditores e auditados.

Cuidado profissional: deter a competência necessária para se realizar uma auditoria é um fator importante. Atenção e critério também são essenciais. Um auditor jamais pode ser displicente durante seu trabalho.

Independência: é a base para a imparcialidade e objetividade nas conclusões de uma auditoria. Auditores são sempre independentes da atividade a ser auditada a fim de evitar comportamentos tendenciosos ou conflitos de interesse.

Abordagem baseada em evidências: não existem suposições numa auditoria. Ou existem fatos e evidências ou não se pode concluir o processo com veracidade.

Por que toda empresa deve realizar Auditorias Internas?

Quando deixa de realizar auditorias, a empresa fica fragilizada e pode acabar descumprindo não intencionalmente algumas obrigações legais, o que pode acarretar em sanções legais, como multas, na cassação do alvará da empresa e até em responsabilidade criminal. Além das custas jurídicas para lidar com o problema, a organização lida com consequências tais como perda de fornecedores, queda do valor de sua marca no mercado, fuga de clientes e outros. Por isso, é tão importante realizar a auditoria.

Ela garante que a empresa está seguindo todas as leis, evita casos de corrupção e ainda abre portas para a conquista de selos de certificação importantes.

 

 

 

 

 

 

 

Módulo Auditora – SOGI


E-book GAIA – Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais


 

Hoje, é inadmissível que empresas negligenciem suas responsabilidade para com o Meio ambiente. É essencial estabelecer formas de gestão com objetivos explícitos de controle da emissão de poluentes, das taxas de efluentes, e principalmente de prevenção de acidentes ambientais, monitorando e minimizando os impactos ao máximo, e também otimizando o uso de recursos naturais.

Mas o que é exatamente o levantamento dos aspectos e impactos ambientais?

Em primeiro lugar, os aspectos ambientais são por definição todas as interações entre as operações de uma empresa e o Meio ambiente, sejam elas maléficas ou benéficas. Como exemplo, podemos citar a extração de minérios ou a utilização de energia solar.

Já os impactos ambientais, são todas as possíveis modificações causadas ao Meio ambiente pelas operações de uma empresa. Alguns exemplos são a emissão de gases poluentes ou a construção de uma barragem, que certamente afeta a fauna e a flora de sua localidade.

A identificação dos aspectos ambientais é feita através da análise das entradas e saídas de cada atividade. Logo, para cada aspecto ambiental identificado, serão relacionados seus respectivos impactos, isto é, as potenciais consequências ao Meio ambiente.

O levantamento ambiental tem como objetivo identificar e minimizar os efeitos dos aspectos e impactos ambientais. A gestão deve fazer o possível para tentar prever todas as situações que, se não controladas, podem acarretar no descumprimento dos objetivos ambientais da empresa e da legislação aplicável. Sua finalidade é buscar as melhores práticas socioambientais para gerenciar seus processos.

Módulo SOGI GAIA – Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais

E-book sobre as Funcionalidades dos Módulos SOGI


 

Módulos do SOGI: ferramentas criadas para cada necessidade

Um copilado de informações sobre as funcionalidades do SOGI

Como o foco é oferecer as ferramentas mais ágeis e didáticas que garantam a eficácia dos sistemas de gestão, a Verde Ghaia desenvolveu metodologias próprias para o desenvolvimento de softwares, tais como o SOGI – o Sistema de Gestão Integrada da Verde Ghaia, visando processos mais ágeis de monitoramento e gerenciamento de requisitos, possibilitando também tratar de maneira adequada suas não conformidades.

Módulos SOGI: conheça suas Funcionalidades

O SOGI é totalmente alinhado às normas internacionais de certificação ISO. Ele pode ser utilizado de maneira totalmente online, sem necessidade de instalação, permite um número ilimitado de usuários e também conta com a garantia de segurança e sigilo das informações. A utilização desta ferramenta vai permitir que você diminua os riscos e os prejuízos da sua empresa, te proporcionando uma nova experiência quando se trata de alcançar ótimos resultados em sistemas de gestão.

E se ainda resta dúvidas sobre por que utilizar o SOGI em seu negócio, leia o nosso e-book sobre todos os módulos do SOGI e conheça ainda mais suas inúmeras vantagens e benefícios.


E-book Módulo Licenças e Condicionantes


 

O que são Licenças e Condicionantes e como controlá-las?

Se você tem uma empresa, você sabe que um dos requisitos básicos para o seu funcionamento é estar com todas as suas licenças dentro do prazo e cumprir todos os condicionantes exigidos. Para tanto, você precisa ter um sistema de gestão eficaz e um controle total de todos os seus documentos. Se isso não acontecer, sua organização estará sujeita a sofrer multas, sanções, penalidades e ter inclusive sua atividade paralisada, parcial ou totalmente.

Licenças e Condicionantes: priorização de seus controles

Para exemplificar a importância de um bom sistema de gestão de licenças e condicionantes, vamos falar sobre as licenças ambientais. O licenciamento ambiental (incluindo o atendimento às condicionantes) é o principal item legal que uma organização deve priorizar, pois a ausência de uma licença (ou o não atendimento a condicionantes) pode impactar na operação da organização gerando paralisação, embargo da atividade, multas e até prisão.

Saiba mais sobre a ferramenta Licenças e Condicionantes do SOGI!


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