Ambipar ESG

Agenda 2030 para um mundo sustentável e resiliente

Agenda 2030 para um mundo sustentável e resiliente. Qual mundo você quer para 2030?

Procurando respostas a essa pergunta, em 2015 representantes dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), reuniram-se em Nova York e elaboraram o documento chamado “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

O nome mais conhecido é “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, trata-se de um plano de ação global que contém o conjunto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas.

O caminho para chegar até a Agenda 2030

O processo de construção da Agenda 2030 começa há muito tempo atrás, em 1987. Foi nesse ano que o conceito Desenvolvimento Sustentável foi apresentado pela primeira vez no Relatório Nosso Futuro Comum. Ele significa “o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”.

Dada a sua importância, cinco anos depois, em 1992, aconteceu a Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável na qual foi discutido entre mais de cem chefes de Estado como garantir o direito ao desenvolvimento para as gerações futuras. Nessa conferência foi criada a Agenda 21, a primeira carta de intenções para promover, em todo o planeta, um novo padrão de desenvolvimento, agora sustentável, com foco nos seres humanos e na proteção do meio ambiente.

Em 2012 ocorreu, também no Rio de Janeiro, a Conferência Rio+20. A sua declaração final, chamada de “O Futuro que Queremos”, lançou a ideia de formular metas para uma ação global coerente e focada no desenvolvimento sustentável.

Somado a isso, lá na década 1990, aconteceram uma série de cúpulas multilaterais sobre o desenvolvimento humano que culminaram nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O foco era a redução da pobreza extrema e contou com oito objetivos, adotados em 2000 pelos Estados-membros da ONU. São eles:

Objetivo Global de políticas para o desenvolvimento sustentável

Estes oito objetivos foram o primeiro arcabouço global de políticas para o desenvolvimento e contribuíram para orientar a ação dos governos nos níveis internacional, nacional e local até 2015. Mas os ODM foram construídos por especialistas.

A Agenda 2030, pelo contrário, foi construída de forma colaborativa, incluindo a sociedade, comunidade científica e membros das Nações Unidas, para propiciar uma diversidade de perspectivas e experiências.

Na Assembleia da ONU em 2015, a partir de tudo o que havia sido construído até o momento, foi consenso que, para que possamos chegar a 2030 trilhando o caminho da sustentabilidade, é urgente que mudemos nossa forma de agir no mundo, mudança essa ocasionada por medidas ousadas e transformadoras. Essas medidas formam a Agenda 2030 para um mundo mais sustentável e resiliente.

17 Objetivos de Desenvolvimento SustentávelODS

São os ODS o núcleo da Agenda 2030, apresentando-se como uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado, universidades e todos os cidadãos, sem deixar ninguém para trás. Os 17 ODS são integrados, interconectados e indivisíveis, mesclando de maneira equilibrada as três dimensões do desenvolvimento sustentável, possibilitando a integração do crescimento econômico, da justiça social e da sustentabilidade ambiental.

ODS 1 – Erradicação da pobreza: composto de 7 metas, seu objetivo é acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável: com 8 metas, visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

ODS 3 – Saúde e Bem-estar: possui 13 metas para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4 – Educação de Qualidade: com 10 metas, tem o objetivo de assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 5 – Igualdade de Gênero: possui 9 objetivos para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 6 – Água Potável e Saneamento: tem 8 metas e visa assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.

ODS 7 – Energia acessível e limpa: composto por 5 metas, este objetivo visa assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: a fim de promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos. Possui 12 metas.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: com 8 metas, o objetivo é construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

ODS 10 – Redução das desigualdades: possui 10 metas e tem o objetivo de reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: também com 10 metas, visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12 – Consumo e Produção responsáveis: tem 11 metas e objetiva assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima: com 5 metas visa tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

ODS 14 – Vida na água: composto de 10 metas, este objetivo visa conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15 – Vida terrestre: possui 12 metas e tem como objetivo proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: com 12 metas, visa promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS17 – Parcerias e meios de implementação: é composto por 19 metas e pretende fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

As 5 áreas estimuladas pelos ODS

Os 17 ODS e suas 169 metas estimulam ações em cinco áreas de importância crucial para a humanidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Se todos nós conseguirmos cumprir os objetivos do desenvolvimento sustentável como foi definido na Agenda 2030, vamos erradicar a fome e a pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. E muito mais que isso, vamos permitir que as futuras gerações tenham um futuro.

 E então, qual mundo você quer para 2030? E o mais importante: o que você está fazendo para alcançar esse mundo?

Deivison Pedroza | Diretor Executivo

Sair da versão mobile