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Estamos entre as MELHORES EMPRESAS para trabalhar
13/06/2016

Estamos entre as MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHA

O Grupo Ambipar começou a semana com uma ótima notícia: estamos entre as “Melhores Empresas para Trabalhar”, em Minas Gerais

De acordo com o ranking Great Place To Work – GPTW, publicado hoje no jornal Estado de Minas e na revista Encontro, a Ambipar figura na 12º posição, entre 44 organizações participantes na categoria “pequenas empresas” – com 50 a 249 empregados.

O ranking, que também apresenta empresas na categoria “média” (250 a 999 empregados) e “grande” (1000 ou mais empregados), foi obtido a partir da pesquisa realizada com os colaboradores e gestores de várias organizações, no segundo semestre de 2015.

De acordo com o Presidente do Grupo Ambipar, Deivison Pedroza, participar da pesquisa GPTW e estar no ranking de “Melhores Empresas para Trabalhar” era um dos objetivos definidos no Planejamento Estratégico 2011/2016 da Ambipar.” O resultado representa uma importante vitória para a empresa e para os colaboradores. E que possamos continuar trabalhando juntos para manter um ambiente cada vez mais colaborativo, agradável e produtivo para todos da Ambipar”, enfatiza.

Confira a entrevista completa com Deivison Pedroza.

  • Porque recebemos o prêmio?

Acreditar nas pessoas sempre foi um dos princípios da Ambipar. Por isso, desde que foi fundada, em 1999, a empresa sempre teve como foco buscar a excelência na gestão de pessoas, de forma a criar um ambiente de trabalho saudável, colaborativo, solidário e que estimule o crescimento conjunto.

Questões como bem-estar, qualidade de vida, saúde dos colaboradores, segurança no trabalho, estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional, sempre permearam a gestão dos colaboradores na empresa.

Não por acaso, em 2009 a empresa conquistou a certificação internacional em Saúde e Segurança no Trabalho – normas OHSAS18001, Meio Ambiente – norma ISO14001, e Qualidade – norma ISO9001, tornando-se uma das primeiras empresas de seu segmento no Brasil a conquistar a certificação integrada.

Em 2011, ao construir o seu Planejamento Estratégico para o período 2011/2016, a empresa definiu como objetivo estratégico sistematizar todas essas ações que já eram praticadas e ainda buscar melhorias, para que pudesse participar da pesquisa Great Place To Work, considerada uma das mais importantes no sentido de avaliar as melhores práticas e ambientes de trabalho.

Desde então a empresa se estruturou e trabalhou no sentido de aperfeiçoar os seus processos de gestão de pessoas e promover o engajamento de todos os colaboradores nesse propósito. No segundo semestre de 2015, a empresa participou pela primeira vez da pesquisa e teve êxito em apresentar todo o trabalho de gestão de pessoas que já vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pela empresa.

  • Quais ações nossas se destacam?

Além de processos normais de Gestão de Pessoas – tais como Avaliação de Desempenho por Competência, Política de Cargos e Salários vinculada à Avaliação, Plano de Treinamento e Desenvolvimento, Flexibilidade de Horários, Diagnóstico Organizacional (anual), Ouvidoria e política de Comunicação Interna; a empresa vem desenvolvendo inúmeras ações que visam à manutenção de um ambiente de trabalho mais saudável para os colaboradores e que estimule a produtividade e o desenvolvimento. Merece destaque o Programa de Sustentabilidade.

O Programa tem como premissa criar um ambiente colaborativo, solidário, consciente e que estimule o desenvolvimento e a produtividade. Para isso, ele está sendo desenvolvido por colaboradores voluntários da empresa, tendo como apoiadores as áreas de Gestão de Pessoas, Comunicação e Diretoria Técnica.

O programa tem como base os pilares ambiental, social e econômico/qualidade, sendo norteado pelas normas internacionais ISO90001 – qualidade; ISO14001 – meio ambiente; SA8000, NBR 16001 e ISO260001 – Responsabilidade Social; OHSAS 18001 – Saúde e Segurança no Trabalho; ISO 14064 – Mudanças Climáticas. O Programa ainda tem como referência as perspectivas de saúde e qualidade de vida, conforme descrição da Organização Mundial de Saúde.

Voluntariamente foram definidos “tutores” para cada um dos pilares, que ficam responsáveis por captar ideias, sugestões e desenvolver e avaliar programas, campanhas e ações pontuais, tais como: Campanha de Redução de Água e Energia, Campanha de doações, Comemoração do Dia da Árvore, Campanha de Voluntariado, entre outros.

O programa recebeu o Prêmio ABAP de Sustentabilidade na Categoria Melhor Projeto de Comunicação / Educação em 2014.

  • Exemplos de ações junto com os empregados (campanhas de sustentabilidade, eventos sociais, etc)

Semana do Bem-Estar

Ação foi realizada entre os dias 23 e 27/09/2013, com o objetivo de revitalizar a energia da empresa e estimular a autorreflexão dos colaboradores da Ambipar sobre a responsabilidade de cada um na busca do bem estar.

Para isso, a ação trabalhou com o entendimento de que o bem estar, assim como a sustentabilidade, começa pelo indivíduo para depois se expandir para o grupo e para o meio ao qual está inserido – sustentabilidade nas relações.

A ação contou com atividades focadas no Bem Estar Físico, Mental e Espiritual, sendo:

  • Bem Estar Físico – quick massage, tratamento capilar, entrega de kits com brindes de higiene pessoal;
  • Bem Estar Mental e Espiritual – Sessão Pipoca (exibição do filme Comer, Rezar e Amar e bate-papo sobre aprendizado, ressignificação e busca da felicidade), Café Interativo, Dinâmica do Diário de Bordo, na qual o colaborador recebeu um diário e todos os dias recebia um e-mail com indicações de reflexão sobre os temas felicidade, crenças e sonhos, auto feedback, ressignificação e aprendizado. A tarefa era o colaborador refletir sobre os temas e fazer suas anotações no Diário de Bordo, como forma de registrar o aprendizado dele em todo o processo.

No penúltimo dia, foi realizada a Dinâmica da Meditação do Perdão, conduzida pelo Gestor em cada um dos Setores. E, no último dia, a Dinâmica foi realizada com todos os colaboradores da empresa, quando cada um pode manifestar sobre o aprendizado da semana e sobre a necessidade de filtrar os acontecimentos diários, buscando enxergá-los de forma positiva, gerando aprendizado e oportunidades de melhorias para cada um. A ação recebeu o Prêmio ABAP de Sustentabilidade Categoria Melhor Projeto de Comunicação / Educação em 2013.

Feira do Livro Ambipar

A ação foi realizada em Comemoração ao Dia Nacional do Livro, com o objetivo incentivar a leitura e mostrar a importância do reaproveitamento dos livros, através da troca e da doação.

Dessa forma, durante uma semana a Editora Ambipar Futura, empresa do Grupo Ambipar, recebeu doações de livros feitas pelos colaboradores. A cada dois livros doados os colaboradores receberam um voucher.

No dia Dia Nacional do Livro foi montada uma “mini biblioteca” na sala Ghaia de Treinamentos, onde os colaboradores puderam trocar os vouchers por livros.

Ao final do dia, os livros que sobraram foram doados para a biblioteca de uma comunidade carente de Belo Horizonte.

SIPAT  2014 – Semana das Percepções

Com a proposta de tornar a SIPAT mais participativa, as tradicionais palestras deram lugar às atividades interativas e coaching em grupo, de forma a propor reflexões sobre a qualidade de vida do colaborador a partir da sua percepção em relação a ele mesmo, o seu trabalho, seus relacionamentos, suas escolhas, a sua saúde, o seu bem-estar e os seus propósitos de vida. Desta forma, para cada dia da SIPAT foi definido um tema e todas as atividades estavam relacionadas a ele, conforme descrito abaixo:

  • Eu e o Trabalho: Aula prática de técnicas de respiração e relaxamento, mostrando que mesmo na correria do dia-a-dia é preciso ter tempo para oxigenar as ideias e respirar novas possibilidades.
  • Eu e o outro (relacionamentos e escolhas): Foi a vez de entender como as escolhas, embora sejam de responsabilidade do indivíduo, trazem impactos para ele e para o outro. Por isso, os colaboradores receberam a visita de familiares de um portador do vírus HIV, que acompanharam de perto a luta dele até a morte. E, também, receberam a visita de membros do AA (alcoólicos anônimos) que contaram sobre as suas experiências e batalhas contra o alcoolismo e outras drogas.
  • Eu e minha saúde: Abordou questões relacionadas ao bem-estar físico, mental e espiritual. Os colaboradores participaram de um Workshop sobre Alimentação Saudável, em que tiveram que colocar a mão na massa para aprender a fazer sanduíches naturais e saladas saudáveis.
  • Eu e meu bem estar físico: Propôs reflexão sobre a importância de se cuidar e preservar a “máquina” que move o homem. Além de uma palestra sobre ergonomia, foi feita interação nos postos de trabalho, avaliando a postura dos colaboradores em cadeiras e postos de trabalho e verificando possíveis melhorias para todos tenham mais conforto na execução de suas atividades.
  • Eu e meus propósitos: Propôs reflexão sobre os propósitos de vida, percebendo a importância de se ter serenidade, equilíbrio e força de vontade para alcançar os objetivos desejados. Assim, os colaboradores foram contemplados com uma aula de Tai Chi Chuan e uma palestra Super Ação, de David César, que falou sobre os desafios de se ter uma vida normal, sem poder contar com os braços e as pernas.
  • Coaching em Grupo – Momento Percepção: Ao final de cada dia foi destinado espaço para o Momento Percepção, que por meio de ferramentas de coaching realizou um processo de reflexão em grupo sobre a percepção de cada um em relação aos temas trabalhados no evento, tais como o sentido do trabalho, o impacto das ações para o outro, o cuidado com a saúde e o bem estar e os propósitos de vida. Todo o processo foi acompanhado e registrado por meio do Diário de Bordo.

SIPAT 2015 – Semana da Superação

A SIPAT foi estruturada tendo como foco a quebra de barreiras e superação de limites –“Semana da Superação”, em consonância com as questões atuais que afligem o colaborador no cenário macro – crise institucional e política do país, possibilidade de recessão e crise financeira; bem como no cenário micro – elementos sabotadores e limitantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Para tanto foram usadas ferramentas para estimular a reflexão, gerando tomada de consciência e a ação, tais como: palestras curtas, debate mediado, dinâmicas em grupo, autorreflexão e Diário de Bordo (registro de aprendizado e plano de ações).

Durante a semana foram abordados os seguintes temas:Gestão do tempo, Saúde Financeira, Vícios e saúde física, Equilíbrio emocional em momentos de mudanças e crises (o que me aflige), Fé e Superação (Projeto Esforça-Te), Superando os meus limites (Recreação) – Olimpíadas Ambipar

Corrida Maluca

A Corrida Maluca, disputa de carros artesanais, foi uma ação desenvolvida através do Programa de Sustentabilidade da Ambipar com o intuito de estimular a busca pela simplicidade na resolução dos problemas cotidianos e motivar o empreendedorismo entre os colaboradores da Ambipar.

Para isso, a ação foi realizada em várias etapas:

Etapa 01 – Inscrição: formação voluntária das equipes.

Etapa 02 – Estratégias, propósitos e identidade visual: definição da equipe/empresa – nome da equipe, missão (o que define a equipe? Qual a essência da equipe?), visão (qual o objetivo da equipe? Onde ela quer chegar?), valores (quais são os princípios da equipe?), cor (ou cores), logomarca, slogan, música ou grito de guerra e esboço do uniforme.

Etapa 03 – Planejamento: projeto de criação do carrinho de corrida;

Etapa 04 – Solidariedade: indicação da instituição carente para recebimento do doação, caso a equipe fosse vencedora.

Etapa 05 – Corrida: A disputa foi feita em três tempos: tempo de classificação, semifinal e final.

A premiação levou em consideração a classificação da corrida, o aspecto visual do carro (produto final), a segurança, a uniformização, a torcida e o cumprimento das outras do processo o plano de negócios da equipe, planejamento para construção do carrinho.

Gerência de Comunicação e Marketing

Published by: Comunicação

Tags: Ambipar é premiada no Prêmio GPTW, empresas para trabalhar em BH, melhores empresas em Minas Gerais para trabalhar, melhores empresas para se trabalhar, melhores empresas para se trabalhar em BH, prêmio GPTW

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² Consultar hipóteses de guarda obrigatória de registros previstos no Marco Civil da Internet, Lei nº 12.965, de 23-04-2014: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm

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No Termo de Uso da Ambipar ESG constam informações claras e completas sobre a coleta, o uso, o tratamento de dados e suas finalidades específicas, bem como a cláusula de consentimento expresso e específico do usuário.

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A Ambipar ESG estabelece controle estrito sobre o acesso aos dados pessoais, mediante a definição de responsabilidades das pessoas que terão possibilidade de acesso e de privilégios de acesso exclusivo para determinados usuários.

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A Ambipar ESG aplica mecanismos de autenticação de acesso aos registros, usando, por exemplo, sistemas que asseguram a individualização do responsável pelo tratamento dos registros.

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Serão aplicadas as normas de proteção e defesa do consumidor nas relações de consumo realizadas na internet.

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A Ambipar ESG possui equipe de TI especialista que aplica e promove a manutenção de diversos processos e sistemas que garantem a segurança dos seus dados. Segue abaixo mais detalhes referentes as camadas de segurança.

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(referenciada também como Ambipar ESG Gestão de Compliance em Sustentabilidade)

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a) Disponibilidade: Nossa meta é garantir 99% de disponibilidade dos sistemas da Ambipar ESG. Este 1% refere-se a pequenas atualizações e manutenções para a melhoria das funcionalidades. Será feita comunicação prévia aos clientes nos casos em que o sistema poderá ficar indisponível por mais tempo do que a meta estipulada;

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d) Melhoria contínua: Nós implementamos ciclos PDCA (“plan, do, check, act”) em nossos sistemas visando o aumento de sua performance, buscando sempre a melhoria contínua;

e) Registros: Armazenamos todos os registros nos sistemas Ambipar ESG, como por exemplo, alterações, exclusões ou inclusões feitas pelos usuários ou clientes, com o intuito de identificá-los e rastreá-los para a sua própria segurança ou posterior consulta de suas ações;

d) Finalidade e adequação: Todos os tratamentos de dados realizados por nós serão realizados com propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de tratamento posterior de forma incompatível com essas finalidades.

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BASE LEGAL PARA O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

As operações de tratamento de dados pessoais serão realizadas com base no art. 7, I, II, V, VI, VII e IX, da Lei nº 13.709, de 14-08-2018, respectivamente:

a) “Mediante o fornecimento de consentimento pelo titular”;

b) “Para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador”;

c) “Quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados”;

d) “Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, esse último nos termos da Lei nº 9.307, de 23-09-1996 (Lei de Arbitragem)”;

e) “Para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro”;

f) “Quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais”.

PERÍODO DURANTE O QUAL OS DADOS SÃO ARMAZENADOS

O armazenamento de dados pessoais ocorrerá durante o tempo que for necessário para atingir a finalidade do armazenamento de dados, com exceção dos casos em que houver previsão legal ou ordem judicial determinando período de armazenamento superior. Caso a finalidade do armazenamento expirar, os dados pessoais serão anonimizados2 .

² Dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento, nos termos do art. 5, III, da Lei nº 13.709, de 14-08-2018.

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  • Para poder disponibilizar um carrinho de compras para as suas encomendas.

Você pode eliminar cookies no seu navegador a qualquer momento e pode configurar todos os navegadores comuns para que os cookies normalmente não sejam armazenados, caso vise expressar a sua objeção à definição de cookies. Caso desative a definição de cookies, não conseguirá utilizar todas as funcionalidades dos nossos web sites.

REGISTRO NOS NOSSOS WEB SITES

Você pode registrar-se nos nossos web sites, por exemplo, para criar uma conta de cliente nos sites que disponibilizamos algum tipo de compra, por exemplo, loja on-line. Para criar uma conta de cliente é necessário o fornecimento de alguns dados pessoais que serão indicados nos campos do registro. Além destes dados, o seu endereço IP e a data e hora do acesso são recolhidos e armazenados, com a finalidade de rastreamento, possibilitando, assim, identificar abuso cometido por usuário e, portanto, nossa proteção legal. Além disso, armazenamos quais os produtos que você encomendou, pelo prazo máximo de 1 (um) mês. Isto ocorre com o intuito de facilitar o seu acesso, posteriormente, a essas mesmas informações indicadas por você no seu carrinho da loja. Oferecemos também as melhores ofertas para os produtos que você tenha interesse em outras telas.

UTILIZAÇÃO DOS NOSSOS SISTEMAS

Quando você acessa nossos sistemas, com seu login e senha, armazenamos os seguintes conjuntos de dados:

  • O endereço IP e ou nome do seu computador;
  • O nome, idioma e a versão do seu navegador de internet;
  • O sistema operacional utilizado para acessar os nossos web sites;
  • O URL do referenciador (a página visitada anteriormente);
  • A data e hora do seu acesso;
  • A diferença de fuso horário face ao Horário de Greenwich (GMT);
  • O conteúdo do pedido (página específica que você solicitou o acesso);
  • O volume de dados transferido
  • O estado de acesso e o código de estado HTTP (sucesso ou erro).
  • Nós utilizamos estes dados para:

  • Estatísticas de utilização resumidas e anonimizadas;
  • Otimização dos nossos sites e sua publicitação;
  • Assegurar a exibição apenas das informações que seu usuário tem permissões;
  • Servir de apoio às entidades policiais no caso de um episódio de ataque cibernético; Os arquivos de log dos nossos sistemas são armazenados em separado de outros dados pessoais.

COOKIES DOS SISTEMAS

Cookies são pequenos arquivos de texto que o navegador de internet armazena no seu computador ao visitar algum web site. Um cookie armazena pequenas quantidades de dados, por exemplo, um “cookie ID”. Esta é uma pequena cadeia de caracteres que permite aos web sites associar visualizações de página a um navegador específico. Um navegador de internet em particular pode ser identificado através do cookie ID.

Nós utilizamos cookies com as seguintes finalidades, dentre outras:

  • Para aumentar a facilidade de utilização dos nossos sistemas;
  • Para armazenar as suas preferências, por exemplo, o idioma;
  • Para identificar as suas credenciais de autenticação, dessa forma disponibilizaremos apenas os conteúdos que você tem permissões de acesso;
  • Para poder armazenar os filtros realizados dentro do Sistema;
  • Para otimizar consultas recorrentes no sistema.

Você pode eliminar cookies do seu navegador a qualquer momento. Entretanto, sugerimos que isto seja feito após finalizar a utilização de nossos sistemas, uma vez que ao desativar a definição de cookies, não será possível fazer uso de todas as funcionalidades dos nossos sistemas.

COMENTÁRIOS NO NOSSO BLOG, INSTAGRAM, FACEBOOK, LINKEDIN, YOUTUBE e TWITTER

Você pode escrever comentários em nossa página do Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter e em nosso Blog. Caso o faça nas redes sociais, o seu nome de usuário será salvo e publicado juntamente com o texto do seu comentário. Já no nosso Blog, o seu nome (pseudônimo) indicado será salvo e publicado juntamente com a data, a hora e o texto do seu comentário, após nossa aprovação. ATENÇÃO: Comentários abusivos e ofensivos poderão ser excluídos de nossas redes sociais sem a permissão prévia do usuário, observando-se sempre o princípio da não censura prévia.

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE Ambipar ESG

Acesse a Política de Privacidade da Ambipar ESG para saber outras informações sobre como lidamos com os seus dados pessoais, por exemplo, locais de armazenamento de dados, e quais os métodos aplicados para a proteção da sua privacidade.

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Quaisquer dúvidas e sugestões de melhorias ou adequações, quanto ao conteúdo deste termo de uso, gentileza entrar em contato pelo [email protected], estamos sempre à disposição.

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