×

Por que as empresas devem acompanhar a qualificação de seus fornecedores?


 

Conhecer os seus fornecedores e acompanhar o serviço é essencial para garantir a qualidade e a reputação de seu negócio.

Acompanhar a qualificação de fornecedores que trabalham juntamente a sua empresa é fundamental! Afinal, de nada vale se você prestar um serviço primoroso, mas financiar fontes pouco confiáveis para obter materiais e matéria-prima! Para isso deve se basear no ISO 9001.

Monitorar o desempenho das atividades dos fornecedores é muito importante. Isso tem impacto direto nas grandes empresas, e por isso a certificação acaba servindo de garantia para a qualidade dos serviços.

É claro que você começará cobrando toda a documentação que regulamenta o exercício da atividade prestada pelos provedores externos. Mas, a sua análise precisa ir além, e ser ainda mais criteriosa.

Existem muitos fornecedores no mercado – alguns prestando excelentes serviços, e outros nem tanto. É hora de decidir o tipo de empresa que você quer ter ao seu lado, lutando pelo seu crescimento.

Manter e alimentar uma boa planilha de avaliação de fornecedores é o começo para conseguir verificar como está o desempenho, e inclusive perceber se a qualidade se mantém, ou se ela parece decair com o passar do tempo.

Por que seus fornecedores devem ser qualificados?

A qualificação de fornecedores impactará diretamente a sua empresa! Fique atento!

Fazer uma boa gestão de fornecedores é essencial para a empresa. Além de isso impactar diretamente no rendimento – já que um fornecedor ruim pode atrasar e não cumprir com acordos – existe a questão da reputação.

E existem diversos pontos que são muito importantes, e que precisam ser analisados. Um bom fornecedor precisa lhe atender no prazo, garantir qualidade nos produtos, estar disposto a lhe ajudar, além de, é claro, atuar dentro de todas as leis que regem a atividade.

Ter bons fornecedores chega a ser um artefato competitivo. Por isso mesmo os seus concorrentes guardam os contatos a sete chaves: afinal, quem é que quer compartilhar a fórmula do sucesso?

Escolher e analisar a qualificação de fornecedores demanda que você dedique um certo tempo para isso. É preciso se debruçar sobre as opções, e entender qual delas é a melhor. Alguns dos requisitos que você deve analisar são os seguintes:

  • Avaliação de qualidade;
  • Preço bom e competitivo;
  • Flexibilidade;
  • Posicionamento de marca;
  • Sigilo;
  • Pontualidade;
  • Relevância da marca para o mercado, entre outros.

Porém, além de tudo isso você ainda precisa considerar a avaliação de fornecedores ISO 9001, tópico que vamos abordar logo a seguir, como sendo a grande balança para pesar os prós e os contras na hora de fechar uma parceria.

A certificação é ponto crucial para definir se os seus provedores externos são realmente bons, ou até mesmo para analisar se chegou a hora de trocar de fornecedor.

3 dicas essenciais na hora de selecionar parceiros!

Quanto vale um Sistema de Qualidade para a sua empresa?

Segundo o ISO 9001 sobre homologação de fornecedores, existem três premissas que são consideradas essenciais, e que devem servir de pilar para pautar a sua escolha:

  • Avaliação inicial;
  • Monitoramento do desempenho;
  • Reavaliação.

Cada uma delas analisa o fornecedor a partir de uma ótica, e juntas elas conseguem trazer um verdadeiro raio-x, respondendo a sua pergunta: será que essa empresa é boa?

Avaliação inicial

Como o próprio nome sugere, essa avaliação será a porta de entrada para a negociação entre vocês. A primeira coisa a fazer é solicitar a documentação referente a atividade, e analisar se os fornecedores de alimentos ou de qualquer outro produto estão atuando legalmente.

Você deve verificar se existem licenças de funcionamento, e certificações como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, SASSMAQ, etc. Também pode solicitar que eles preencham a chamada planilha de avaliação de fornecedores, além de analisar se seus colaboradores são capacitados.

Monitoramento

Na segunda etapa você fará o monitoramento. Na prática, você deve prestar atenção se ele está cumprindo com os requisitos básicos, como prazo de entrega, transparência nas transações, qualidade dos serviços e produtos, qualidade do atendimento, entre outros.

Outras questões como posicionamento de mercado e preço atraente podem ser consideradas nessa etapa. Enfim, tudo aquilo que você achar pertinente para manter ou não essa parceria em andamento.

Reavaliação

Algumas empresas podem apresentar um serviço ideal no início, com documentação e regulamentação em dia, mas com o tempo perder a qualidade por acreditar que o cliente já está ganho. Na qualificação de fornecedores a reavaliação é essencial!

A reavaliação pode ser feita anualmente ou semestralmente, e você deve utilizar o formulário de qualificação de fornecedores para verificar se o serviço continua sendo de primeira qualidade.

Aqui ainda podemos citar que a ISO 9001 em sua versão atualizada pontua a gestão de riscos como um ponto essencial. Essa pode ser aplicada também aos fornecedores, uma vez que você poderá simular problemas, e definir estratégias para contê-los.

Uma boa consultoria poderá lhe auxiliar nisso, inclusive estimulando a regularização, caso seja identificado algum problema, ao invés do cancelamento do contrato!

Por que se importar com a qualificação dos fornecedores?

Saiba quais são os benefícios nas relações com fornecedores

Você com certeza criou a sua empresa a duras penas. Foram anos de elaboração e dedicação, e agora ela finalmente está funcionando e rendendo os frutos esperados.

Pensando nisso, não fica difícil perceber que a qualificação de fornecedores é um assunto de suma importância, pois, você com certeza não quer dividir a sua atividade com serviços de baixa qualidade!

Os provedores externos são parte essencial e estratégica dos seus negócios. A atividade prestada por terceiros poderá impactar diretamente nos seus números de rendimento, gerando lucro ou, em casos ineficientes, perdas bem acentuadas.

Relação de confiança:

A sua relação com fornecedores de alimentos precisa ser de plena confiança. Você precisa acreditar no trabalho, e se sentir confortável em atuar ao lado dessa empresa. É por isso que a qualificação de fornecedores demanda tanto cuidado.

Fazer isso utilizando um bom software de gestão, e contando com uma consultoria especializada tornará a missão ainda mais simples e acessível. É justamente isso que a Verde Ghaia oferece!

Acompanhe a qualificação de fornecedores, e tenha absoluta certeza de que você está trabalhando com as melhores do mercado, aumentando assim as suas chances de sucesso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *