Implemente um sistema de gestão em SSO na Agroindústria
×

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional na Agroindústria

 

Conforme abordamos no artigo anterior, Agroindústria: como implementar um Sistema de Gestão? a Agroindústria com forte participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, vem a cada dia ganhando mais importância e força no mercado e cadeia produtiva.

O presente texto terá abordagem sobre a importância dos sistemas de gestão, em especial nesse breve artigo, o SGSSO – Sistema de Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional na Agroindústria.

Nesse sentido, a NR-31, aprovada pela Portaria Nº 3.214 de  junho de 1978 do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego,  tem como objetivo estabelecer os regras a serem observadas na organização, no ambiente de trabalho e no desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho.

A NR-31 se aplica a quaisquer atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura, verificadas as formas de relações de trabalho e emprego e o local das atividades.

É importante ressaltar que a NR-31 também se aplica às atividades de exploração industrial desenvolvidas em estabelecimentos agrários.

Responsabilidade dos empregadores rurais ou equiparados

Os empregadores e equiparados (empresas, cooperativas de produção ou parceiros rurais que se congreguem para desenvolver tarefas ou grupo econômico), devem garantir aos trabalhadores rurais condições adequadas de trabalho, higiene e conforto, de acordo com a NR-31 e demais normas aplicáveis.

Também devem ser realizadas avaliações dos riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores rurais e, adotar medidas de prevenção e proteção para garantir que todas as atividades, lugares de trabalho, máquinas, equipamentos, ferramentas e processos produtivos sejam seguros e em conformidade com as normas de segurança e saúde. Programas de prevenção de acidentes com defensivos agrícolas, com máquinas agrícolas, entre outros.

As atividades na agroindústria também devem promover melhorias nos ambientes e nas condições de trabalho, assegurando a divulgação de direitos, deveres, obrigações, capacitação e competência dos trabalhadores em relação à segurança e saúde no trabalho.

Os trabalhadores dever ter conhecimento dos riscos existentes em suas atividades e suas respectivas avaliações de risco, conhecer os programas que o empregador desenvolve visando a melhoria nas condições de trabalho, novas tecnologias, resultados de exames, entre outras informações.

SSO na Agroindústria é essencial para o negócio

Dessa forma, o SGSSO torna-se essencial na Agroindústria, pois favorece a melhoria do ambiente e condições de trabalho, redução de acidentes e doenças ocupacionais, ganhos diretos e indiretos, fortalecimento da marca, ações socioambientais, entre outros.

A Verde Ghaia possui equipe altamente qualificada e competente para lhe auxiliar na implantação de Sistemas de Gestão na Agroindústria. Além disso, temos o Módulo SOGI PRSSO Gerenciamento de Perigos e Riscos de Segurança e Saúde Ocupacional, que oferecemos para a Agroindústria utilizar como software de gestão de perigos e riscos ocupacionais.

Entre em contato conosco e converse com nossos consultores.

Edson Filho|Consultor Verde Ghaia

Módulo do SOGI - PRSSO sobre gerenciamento de perigos e riscos de saúde e segurança ocupacional.
Baixe seu e-book gratuitamente!

NR 31- Fonte: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/pib-do-agronegocio-brasileiro.aspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *