DP World Santos: Vencedora do Prêmio Compliance em Cadeia Logística
×

Case de Sucesso da DP World: Planejamento da Cadeia logística


 

A DP World é uma das principais facilitadoras do comércio global e parte integral da cadeia de fornecimento.

O portfólio do grupo conta com 78 terminais marítimos e terrestres operando, apoiados por mais de 50 negócios relacionados em 40 países, sendo uma presença significativa tanto em mercados solidificados quanto em crescimento. Possui mais de 36.500 colaboradores que objetivam, em todas as suas ações, agregar valor e prover serviços de qualidade.

História da DP World

No Brasil, a DP World Santos é um dos maiores e mais modernos complexos portuários da América Latina. Ela está localizada na Ilha Barnabé, na margem esquerda do Porto de Santos, em uma área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária.

O empreendimento conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um container de 20 pés). Proporciona mais de 800 empregos diretos e 1.500 indiretos.

Além de equipamentos modernos, tecnologia de ponta e alta produtividade, a empresa tem focado em buscar soluções complementares e integradas para ampliar o seu portfólio e agregar soluções aos clientes.

Valores importantes para a DP World Santos

A DP World Santos segue os mesmos valores da DP World: gerar crescimento; entregar resultados; adaptar e evoluir; e ajudar o outro a crescer.

Por ter esses valores, a DP World Santos, mesmo tendo iniciado suas operações em julho de 2013, já conquistou importantes prêmios relacionados ao atendimento aos clientes, Gestão de Pessoas, Ética e Relacionamento: a DP World Santos foi eleita duas vezes pelo Valor Carreira como uma das Melhores Empresas em Gestão de Pessoas e pela Você S/A como uma das Melhores Empresas para Trabalhar.

Em 2016, a DP World Santos foi apontada como o terminal portuário com melhor índice de produtividade, segundo relatório “Desempenho do Setor Aquaviário 2016”, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq): sua produtividade média foi de 88,8 movimentos por hora de operação.

Certificações da DP World Santos

  • OEA (Operador Econômico Autorizado), conquistado em 2017 na Modalidade Segurança, sendo o primeiro no Porto de Santos. Com a certificação, a empresa passou a ser o terceiro terminal portuário do Brasil a atender as exigências do Programa Mundial do Comitê da Organização Mundial das Aduanas (OMA).
  • ISPS Code (Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias). A certificação foi emitida em 2013 pela Conportos (Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis).
  • ISO 28000 – Gestão da segurança da cadeia de valor. É uma certificação inédita no Brasil
  • ISO 9001 – Gestão de qualidade
  • ISO 14001 – Gestão Ambiental
  • ISO 45001 – Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional

Além de todas estas certificações, a DP World Santos possui todas as outras certidões, licenças e permissões necessárias para seu funcionamento.

Planejamento da Cadeia logística

Para atingir seu compromisso, a DP World Santos possui infraestrutura de ponta e modernos sistemas de gestão adquiridos, como o Software Online de Gestão Integrada – SOGI da Verde Ghaia, para oferecer soluções integradas de logística portuária aos clientes.

Para o planejamento da cadeia logística, a DP World Santos utiliza também o sistema de planejamento logístico NAVIS, um dos mais modernos do mundo por integrar softwares específicos para fazer as reservas no pátio e o planejamento logístico dos contêineres nos navios, agrupando-os por ordem de descarga nos portos.

Além disso, o sistema possibilita o gerenciamento da carga desde a reserva da vaga pela transportadora até o reconhecimento e orientação do motorista ao entrar no terminal e estacionar o caminhão, indo até o embarque da carga no navio.

O complexo conta ainda com Gates que garantem a agilidade e automatização de todo o processo, além da identificação dos motoristas por sistema de biometria e BDCC (sistema de identificação para recintos alfandegados).

O controle dos veículos e cargas que entram e saem por via terrestre é feito por Optical Character Recognition (OCR), que confere a placa do caminhão, o número do contêiner e as informações do motorista, o que permite o acesso automático, desde que aquele veículo esteja devidamente agendado para o horário.

Compliance Sustentável

E a sustentabilidade também é muito importante para DP World Santos. Já são mais de 30 projetos voltados à fauna e flora da região, com destaque para o salvamento de mais de 35 mil plantas e sementes, o reaproveitamento da biomassa e resíduos vegetais e monitoramento de restingas e manguezais.

A excelência do sistema de gestão em cadeia logística da DP World Santos somente é possível devido ao compromisso que a empresa assume em estar em compliance, em assegurar que seus serviços mantenham um padrão de qualidade reconhecido no mercado.

Desse modo, a DP World visa fornecer um ambiente de trabalho com condições de segurança e saúde para todos os seus colaboradores, em proteger o meio ambiente e prevenir a poluição e pelo envolvimento exigido de todos os integrantes, parceiros, subcontratados e partes interessadas diretamente empregados ou associados à DP World Santos em participarem ativamente e se empenharem para alcançar seus objetivos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *