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ESG - Meio Ambiente, Qualidade

Passo a passo: certificação das Normas ISO 9001 e 14001
16/05/2016

Entenda o passo a passo da certificação ISO 9001 e ISO 14001 e saiba como uma Empresa de Consultoria pode auxiliar a sua organização em todas as etapas da implementação de um Sistema de Gestão e na busca pela certificação.

Antes de começarmos a falar sobre o Passo a Passo da Certificação, é preciso explicar um pouco, sobre as certificadoras e a diferença entre um organismo certificador e uma empresa de consultoria.

Quanto mais você souber essas diferenças, mais seguro você ficará para realizar a sua implantação da norma ISO.

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Quem concede a certificação de gestão da Qualidade e Meio Ambiente?

As empresas que emitem o certificado da ISO 9001, ISO 14001, entre outras normas, são os Organismos de Certificação de Sistema da Qualidade – OCS. Eles são responsáveis por auditar e validar a conformidade das empresas para emissão do certificado com base nas normas ABNT ISO 9001.

No Brasil existem inúmeros Organismos Certificadores, ou seja, empresas credenciadas e capacitadas a auditar e conceder a certificação. No entanto, no país há apenas um Órgão Acreditador, que tem autoridade para realizar a acreditação da ISO.

Trata-se do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, fundado em 1973, que tem como objetivo fortalecer as empresas nacionais através do aumento de produtividade e adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Diferenças entre um Organismo certificador e Empresa de consultoria?

Diversas pessoas confundem empresas de consultoria com organismos certificadores. Mas a diferença é fácil de ser entendida:

Organismo Certificador: é responsável por auditar as empresas e validar a conformidade delas com os requisitos da norma, para emissão do certificado internacional.

Empresas de Consultoria: são responsáveis por auxiliar as empresas na implementação do sistema de gestão e na adequação aos requisitos da norma. Elas oferecem todo o suporte por meio de diagnósticos, planejamentos, consultorias, treinamentos, modelos de documentos e, até mesmo, auditorias internas, realizadas antes da auditoria externa para a certificação.

Compreendo melhor do que se trata todo o processo de certificação. É hora de entender como acontecem as etapas para a implantação de um Sistema de Gestão em Qualidade (ISO 9001) e Sistema de Gestão em Meio Ambiente (ISO 14001).

Quais são as etapas necessárias para a certificação?

Basicamente, as etapas necessárias para a certificação são: Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Auditoria. Em todas as etapas a presença de uma Empresa de Consultoria garante ao processo mais agilidade e efetividade, pois conta com a experiência prática e o conhecimento técnico de Consultores para melhor interpretação das normas.

Além disso, os consultores estão preparados para ajudá-lo na avaliação da realidade da empresa e das necessidades de adequação, orientação dos profissionais envolvidos, realização de treinamentos, uso de modelos de documentos e de boas práticas já implementadas em organizações com cenários similares.

Entenda melhor cada uma das etapas do processo de implementação e certificação:

1. Diagnóstico

Etapa para identificar qual é a situação da empresa em relação aos requisitos da norma desejada, seja ela ISO9001, ISO14001. Com o Diagnóstico é possível avaliar quais serão as ações que deverão ser tomadas para implementar o sistema de gestão.

As normas ISO 9001 e ISO 14001 versão 2015 possuem diversos requisitos (1 a 10 com subitens) agrupados de maneira similar no chamado anexo SL. A expertise de uma nessa fase garante mais agilidade ao processo de avaliação da organização e das necessidades de adequação.

2. Planejamento

Etapa para planejar e organizar tudo que deve ser feito para a implementação total do sistema de gestão que seguirá os requisitos da norma.

Nesta etapa, leva-se em consideração a complexibilidade das ações, a data pretendida de certificação, a disponibilidade interna e a necessidade da organização. A avaliação de uma Empresa de Consultoria nessa etapa garante o melhor dimensionamento de cada atividade.

3. Implementação

A implementação é a etapa em que se coloca a mão na massa. Neste momento é que serão criados procedimentos e manuais, identificados aspectos da empresa e desenvolvidas as atividades necessárias para adequação aos requisitos da norma.

Ter uma Empresa de Consultoria nesta etapa facilitará todo o processo, em virtude da experiência e do conhecimento técnico do Consultor para realização de treinamentos, orientação dos demais profissionais, uso de modelos de documentos, entre outros.

4. Auditoria para Certificação ISO

Após toda a implementação do sistema de gestão compatível com a norma desejada (ISO 9001, ISO 14001 ou outras), a empresa tem que passar por uma Auditoria Externa, realizada por um Órgão Certificador para receber o certificado.

Antes disso, no entanto, a empresa passa por uma Auditoria Interna, que verifica se realmente está pronta para receber a Auditoria Externa de Certificação. Quando a empresa conta com uma Empresa de Consultoria para a implementação do Sistema de Gestão, a Auditoria Interna é realizada por esses Consultores, o que garante mais imparcialidade e profissionalismo ao processo.

Certificação ISO 14001 e 9001

Fale conosco! Podemos ajudá-lo nesse processo de implementação e migração das Normas ISO, para que seu Sistema de Gestão possa oferecer dados reais e seguro para tomada de decisão.

Ambipar é uma empresa que entende de sistema de Gestão. Estamos há 20 anos no mercado, atuando com consultorias ambiental, de Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional, Alimentos, dentre outros. Ajudamos sua empresa a gerenciar e monitorar seus requisitos legais aplicáveis com eficiência e segurança.

Integrando a ISO 14001 e ISO 9001

Para estabelecer o SGI, a organização deve entender os cenários interno e externo. Talvez seja o ponto principal para estabelecimento de políticas e definição de objetivos do sistema de gestão, a partir da situação atual e das perspectivas almejadas.

É a partir do entendimento, do que a organização tem como valores, missão, visão, cultura, partes interessadas e outros agentes que impactam em seu desempenho, que se pode estabelecer o direcionamento estratégico mais adequada à organização.

É importante destacar que devem ser avaliadas pontos positivos e negativos na análise crítica de questões relacionadas ao desempenho e contexto da organização. Para isso, dispõem-se de diversas ferramentas que podem ser aplicadas nesse requisito, uma dessas ferramentas possibilita a análise da Matriz SWOT (anagrama para os termos Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Ao conceber parâmetros para avaliar as questões externas, pode-se mencionar os cenários de ambientes sociais, políticos, econômicos, além de pesquisas com clientes e fornecedores, análise da concorrência, avaliação de forças de poder, pesquisa de tendências tecnológicas, seminários técnico, literatura e imprensa especializadas em mídias e órgão fiscalizadores e fatores que possam impactar o desempenho ambiental da organização.

Portanto, a identificação das questões externas somente será possível se a organização conseguir observar para fora de suas janelas e de seus muros. Possibilitando a compreensão de demandas externas que permitem a organização identificar suas OPORTUNIDADES e AMEAÇAS.

Conheça os Produtos da Ambipar. Deixe seu comentário abaixo ou Fale Conosco para solicitar uma proposta para Implementar um Sistema de Gestão eficiente e com resultados assertivos para o melhor desempenho dos processos.


Quer saber mais sobre as novas versões das normas?

Confira o material orientativo que a equipe de Consultoria Técnica e Jurídica da Ambipar preparou:

 
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Tags: ISO 14001 versão 2015, iso 9001 versão 2015, ISO9001, migração ISO9001

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a. Informações em formato simplificado serão fornecidas imediatamente ao titular de dados;
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c. Eliminação dos seus dados pessoais tratados com o seu consentimento, reservadas as exceções previstas em normas de proteção de dados1 e ressalvadas as hipóteses de guarda obrigatória de registros previstas na Lei²;

¹ Exemplo das exceções previstas na Lei nº 13.709, de 14-08-2018., Art. 16. Os dados pessoais serão eliminados após o término de seu tratamento, no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservação para as seguintes finalidades: I - cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador; II - estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais; III - transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta Lei; ou IV - uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.

² Consultar hipóteses de guarda obrigatória de registros previstos no Marco Civil da Internet, Lei nº 12.965, de 23-04-2014: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm

d. Informações sobre você que foram alvo de uso compartilhado de dados;

e. Informações sobre a possibilidade de não fornecer consentimento para o tratamento de seus dados pessoais e sobre as consequências da negativa;

f. Revogação do seu consentimento, ratificados os tratamentos de seus dados realizados sob amparo do consentimento anteriormente manifestado enquanto não houver requerimento de eliminação.

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A Ambipar ESG garante o seu direito à portabilidade dos dados pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial.

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Garantimos a inviolabilidade e o sigilo de suas informações e dados pessoais, salvo por requisição judicial.

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Não forneceremos a terceiros seus dados pessoais, inclusive registros de conexão, e de acesso a aplicações de internet, salvo mediante consentimento livre, expresso e informado, nas hipóteses previstas em lei ou em exceções acordadas em contrato.

FINALIDADES PARA O TRATAMENTO DE DADOS

No Termo de Uso da Ambipar ESG constam informações claras e completas sobre a coleta, o uso, o tratamento de dados e suas finalidades específicas, bem como a cláusula de consentimento expresso e específico do usuário.

CONTROLE DE ACESSO

A Ambipar ESG estabelece controle estrito sobre o acesso aos dados pessoais, mediante a definição de responsabilidades das pessoas que terão possibilidade de acesso e de privilégios de acesso exclusivo para determinados usuários.

MECANISMOS PARA AUTENTICAÇÃO DE ACESSO

A Ambipar ESG aplica mecanismos de autenticação de acesso aos registros, usando, por exemplo, sistemas que asseguram a individualização do responsável pelo tratamento dos registros.

INVENTÁRIO DETALHADO DE ACESSO

A Ambipar ESG possui inventário detalhado dos acessos aos registros de conexão e de acesso às aplicações, contendo o momento, a duração, a identidade do funcionário ou do responsável pelo acesso designado pela empresa e o arquivo acessado, podendo ser disponibilizado ao usuário mediante requisição expressa.

ENCRIPTAÇÃO E PROTEÇÃO DOS DADOS

A Ambipar ESG possui soluções de gestão dos registros por meio de técnicas que garantem a ados, como encriptação ou medidas de proteção equivalentes.

APLICAÇÃO DE NORMAS DE CONSUMO

Serão aplicadas as normas de proteção e defesa do consumidor nas relações de consumo realizadas na internet.

MAIS SOBRE PADRÕES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A Ambipar ESG possui equipe de TI especialista que aplica e promove a manutenção de diversos processos e sistemas que garantem a segurança dos seus dados. Segue abaixo mais detalhes referentes as camadas de segurança.

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A camada de segurança é realizada por meio de:

  • 1. CONTROLE DE ACESSO POR PERMISSÕES: Nossos colaboradores recebem apenas as permissões adequadas e exclusivas ao seu cargo e função.
  • 2. CRIPTOGRAFIA: Criptografia é o processo de codificação dos dados. Este procedimento é aplicado em dois momentos, no tráfego e no armazenamento de informações. Dessa forma, garantimos que somente as pessoas com devida permissão tenham acesso a informação.
  • 3. AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES: Os nossos colaboradores utilizam métodos de autenticação de dois fatores para se conectarem aos nossos sistemas.
  • 4. VPN: Os nossos colaboradores conseguem realizar os acessos aos servidores onde estão armazenados os dados somente via rede da empresa ou VPN, garantindo, assim, um acesso mais seguro.
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Acesse o Termo de Uso da Ambipar ESG para saber outras informações, por exemplo sobre o uso, finalidade e tratamento de seus dados pessoais, suas e nossas responsabilidades, ao acessar nossos web sites, loja on-line, módulo SGI - Software de Gestão Integrada, dentre outros produtos, serviços, aplicativos e softwares que a Ambipar ESG oferece.

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RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DE DADOS

O Responsável pelo tratamento de dados no âmbito da LGPD e de outros regulamentos de proteção de dados é:

Ambipar ESG: Gestão de Compliance em Sustentabilidade

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Sede: Av. do Contorno, 6594, 6º Andar, Ed. Amadeus Business Tower - Savassi, Belo Horizonte/MG.

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E-mail: [email protected]

Web site principal: https://ambipar.com/

(referenciada também como Ambipar ESG Gestão de Compliance em Sustentabilidade)

RESPONSABILIDADES DA Ambipar ESG

Durante o uso de todas as plataformas e web sites, a Ambipar ESG assume compromissos com você:

a) Disponibilidade: Nossa meta é garantir 99% de disponibilidade dos sistemas da Ambipar ESG. Este 1% refere-se a pequenas atualizações e manutenções para a melhoria das funcionalidades. Será feita comunicação prévia aos clientes nos casos em que o sistema poderá ficar indisponível por mais tempo do que a meta estipulada;

b) Suporte: O nosso objetivo é que você tenha a melhor experiência nas nossas plataformas, quaisquer dúvidas, gentileza contatar o [email protected], estamos à sua disposição;

c) Segurança e prevenção: Nós nos comprometemos em implementar e atualizar camadas de segurança com o intuito de manter a integridade e a confidencialidade das informações dos nossos clientes e usuários, garantindo, assim, a proteção ao direito à privacidade.

d) Melhoria contínua: Nós implementamos ciclos PDCA (“plan, do, check, act”) em nossos sistemas visando o aumento de sua performance, buscando sempre a melhoria contínua;

e) Registros: Armazenamos todos os registros nos sistemas Ambipar ESG, como por exemplo, alterações, exclusões ou inclusões feitas pelos usuários ou clientes, com o intuito de identificá-los e rastreá-los para a sua própria segurança ou posterior consulta de suas ações;

d) Finalidade e adequação: Todos os tratamentos de dados realizados por nós serão realizados com propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de tratamento posterior de forma incompatível com essas finalidades.

e) Necessidade: O tratamento de dados é realizado ao mínimo necessário para a realização de suas finalidades, com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em relação às finalidades do tratamento de dados;

f) Livre acesso e transparência: Nós garantimos aos titulares de dados transparência, consulta facilitada e gratuita sobre a forma e a duração do tratamento, bem como sobre a integralidade das informações de seus dados pessoais e seus respectivos agentes de tratamento, observados os segredos comercial e industrial.

g) Qualidade dos dados: Garantimos aos titulares de dados, exatidão, clareza, relevância e atualização de seus dados, de acordo com a necessidade e para o cumprimento da finalidade de seu tratamento;

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a) Qualquer tipo de violação da privacidade de outros usuários e invasão de nossos sistemas;

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c) Utilização do seu login e senha por outro usuário (login/senha é pessoal e intransferível);

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e) A prática de ilícitos dentro dos sistemas da Ambipar ESG como, por exemplo, divulgação de material preconceituoso ou racista, pornografia infantil, qualquer tipo de ameaça, discriminação sexual, corrupção, discurso de ódio, dentre outros¹;

f) Qualquer uso de nosso conteúdo com propósitos ilegais ou com intenções de incitação a discursos de ódio;

g) Qualquer violação de copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização da equipe de segurança da Ambipar ESG;

h) Uso ou veiculação de qualquer material ou conteúdo da Ambipar ESG, sem a autorização desta. 1A Ambipar ESG poderá retirar os conteúdos ilícitos descritos sem prévia autorização do usuário

PROPRIEDADE INTELECTUAL

A Ambipar ESG declara e garante que possui todas as devidas autorizações e permissões legais para utilizar os direitos de uso de todos os desenhos, patentes, marcas, know-how, software, segredos industriais e quaisquer outros dados e informações utilizados, direta ou indiretamente, na execução do objeto deste Termo.
A celebração do presente Termo não transfere e nem confere à terceiros quaisquer direitos, reconhecidos ou não, no âmbito do direito da propriedade industrial ou dos direitos autorais sobre toda e qualquer Propriedade Intelectual da Ambipar ESG neste momento ou que ela venha a ser titular durante a consecução das atividades deste Termo e/ou de suas demais atividades.

BASE LEGAL PARA O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

As operações de tratamento de dados pessoais serão realizadas com base no art. 7, I, II, V, VI, VII e IX, da Lei nº 13.709, de 14-08-2018, respectivamente:

a) “Mediante o fornecimento de consentimento pelo titular”;

b) “Para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador”;

c) “Quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados”;

d) “Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, esse último nos termos da Lei nº 9.307, de 23-09-1996 (Lei de Arbitragem)”;

e) “Para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro”;

f) “Quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais”.

PERÍODO DURANTE O QUAL OS DADOS SÃO ARMAZENADOS

O armazenamento de dados pessoais ocorrerá durante o tempo que for necessário para atingir a finalidade do armazenamento de dados, com exceção dos casos em que houver previsão legal ou ordem judicial determinando período de armazenamento superior. Caso a finalidade do armazenamento expirar, os dados pessoais serão anonimizados2 .

² Dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento, nos termos do art. 5, III, da Lei nº 13.709, de 14-08-2018.

TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS E DE CRIANÇAS OU ADOLESCENTES

A Ambipar ESG não solicita nem realiza o tratamento de dados pessoais sensíveis. A solicitação de dados de crianças ou adolescentes poderá ocorrer no momento do cadastro do usuário no EAD, loja on-line e outros web sites Ambipar ESG. O tratamento destes dados ocorrerá mediante consentimento específico e em destaque dado por pelo menos um dos pais ou pelo responsável legal, visando sempre o melhor interesse da criança ou adolescente.

CONTATO POR FORMULÁRIO

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Quando você visita os nossos web sites, identificamos os seguintes conjuntos de dados:

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COOKIES DOS WEB SITES

Cookies são pequenos arquivos de texto que o navegador de internet armazena no seu computador ao visitar um web site. Um cookie armazena pequenas quantidades de dados, por exemplo, um “cookie ID”. Esta é uma pequena cadeia de caracteres que permite aos web sites associar visualizações de página a um navegador específico. Um navegador de internet em particular pode ser identificado através do cookie ID. Nós utilizamos cookies com as seguintes finalidades, dentre outras:

  • Para aumentar a facilidade de utilização dos nossos web sites;
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  • Para salvar as suas credenciais de autenticação, por exemplo, quando você acessa a nossa loja online;
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Você pode eliminar cookies no seu navegador a qualquer momento e pode configurar todos os navegadores comuns para que os cookies normalmente não sejam armazenados, caso vise expressar a sua objeção à definição de cookies. Caso desative a definição de cookies, não conseguirá utilizar todas as funcionalidades dos nossos web sites.

REGISTRO NOS NOSSOS WEB SITES

Você pode registrar-se nos nossos web sites, por exemplo, para criar uma conta de cliente nos sites que disponibilizamos algum tipo de compra, por exemplo, loja on-line. Para criar uma conta de cliente é necessário o fornecimento de alguns dados pessoais que serão indicados nos campos do registro. Além destes dados, o seu endereço IP e a data e hora do acesso são recolhidos e armazenados, com a finalidade de rastreamento, possibilitando, assim, identificar abuso cometido por usuário e, portanto, nossa proteção legal. Além disso, armazenamos quais os produtos que você encomendou, pelo prazo máximo de 1 (um) mês. Isto ocorre com o intuito de facilitar o seu acesso, posteriormente, a essas mesmas informações indicadas por você no seu carrinho da loja. Oferecemos também as melhores ofertas para os produtos que você tenha interesse em outras telas.

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COOKIES DOS SISTEMAS

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Acesse a Política de Privacidade da Ambipar ESG para saber outras informações sobre como lidamos com os seus dados pessoais, por exemplo, locais de armazenamento de dados, e quais os métodos aplicados para a proteção da sua privacidade.

DÚVIDAS TERMO DE USO

Quaisquer dúvidas e sugestões de melhorias ou adequações, quanto ao conteúdo deste termo de uso, gentileza entrar em contato pelo [email protected], estamos sempre à disposição.

SEU CONSENTIMENTO

Diante do exposto, ao clicar na afirmação “li e concordo” você estará consentindo expressamente sobre o tipo de coleta, uso, armazenamento e tratamento aplicados aos seus dados pessoais nas ferramentas Ambipar ESG descritas neste termo de uso.

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