Interpretação da NBR ISO 50001 - sistema de gestão de energia
×

ISO 50001: Gerenciamento de Energia

 

ISO 50001 sistema gestão de energia, esse é o tema do artigo de hoje. Vamos fazer uma breve explicação sobre a norma, destacando sua relevância para o crescimento ordenado e saudável da empresa.

É um fato que o uso eficiente da energia ajuda muitíssimo as organizações a economizarem dinheiro e também a pouparem os recursos naturais, favorecendo também o combate aos agentes causadores das mudanças climáticas.

Se a economia de energia em sua empresa se limita a restringir os horários de uso dos aparelhos de ar-condicionado ou a não deixar lâmpadas desnecessariamente acesas, talvez seja o momento de evoluir um pouco mais.

ISO 50001: sistema gestão de energia

A ISO 50001 é uma norma reconhecida internacionalmente e criada para auxiliar as empresas a adotarem um Sistema de Gestão de Energia de modo a usufruir das fontes de energia de maneira mais eficaz e consciente, bem como mensurar, registrar e documentar com exatidão o consumo energia e seus respectivos impactos causados ao ambiente (como a emissão de gases causadores do efeito estufa).

A certificação na ISO 50001 integra a eficiência energética às práticas de gestão e manufatura já existentes na empresa ou em seu grupo de fornecedores.

Qualquer empresa, não interessa seu tamanho, nicho de atuação ou produto/serviço oferecido pode se certificar na ISO 50001, no entanto o selo é recomendável principalmente para aquelas empresas que possuem alto consumo de energia ou potencial emissão de gases poluentes.

Implementação da ISO 50001

A implementação da ISO 50001 traz diversas vantagens à sua organização, tais como:

  • Reduzir custos não apenas da energia em si, mas os custos em geral, pois o monitoramento do uso de energia ajuda a identificar vários pontos de melhoria na empresa como um todo.
  • Melhorar o aproveitamento energético de todo o espaço físico da organização, bem como determinar o uso mais eficaz das fontes de consumo de energia já existentes.
  • Diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera.
  • Promover melhores práticas de gestão de energia.
  • Reforçar o comportamento dos funcionários, que também podem levar os hábitos de bom consumo energético para ambientes fora da empresa, criando uma rede de consciência social e ambiental.
  • Incentivar a implementação de novas tecnologias de uso de energia.
  • Aumentar a confiança e credibilidade da empresa diante de fornecedores, parceiros e clientes.

Passo a passo para se certificar na ISO 50001

Para implementar a ISO 50001, é importante fazer uma avaliação das condições organizacionais, tais como o ritmo de atividade produtiva, e assim realizar uma previsão e o alinhamento dos objetivos da certificação aos objetivos da organização.

Assim como as Normas ISO 9001 e ISO 14001, a ISO 50001 também segue o modelo de gestão de melhoria continua, mais especificamente o nosso já conhecido método PDCA.

Eis algumas perguntinhas que podem ajudar:

  • O que vamos medir?
  • Que razão vamos adotar?
  • Como vamos medir?
  • Como podemos alcançar a meta? Em quanto tempo?

PDCA – Processo Cíclico no sistema de gestão de energia

Lembrando que o PDCA é um processo cíclico, que deve ser realizado de tempos em tempos, pois parte da premissa de que as melhorias numa empresa são constantes.

É importante lembrar que a gestão de energia pode ser diretamente integrada a outros processos de gestão ambiental já existentes na organização, portanto, se sua empresa já tiver algum tipo de programa nesse sentido, a gestão de energia pode se tornar um complemento dele.

O uso sustentável da energia limpa é um dos pilares fundamentais da preservação do meio ambiente, visto que representa grande impacto em nossa sociedade, principalmente no que diz respeito ao uso da energia de fontes esgotáveis (como os combustíveis fósseis) e da exploração de recursos naturais.

Interpretação da NBR ISO 50001

Se você deseja implementar um sistema de gestão de energia em sua empresa e precisa de orientação, a Verde Ghaia conta com o curso à distância Interpretação da NBR ISO 50001:2018 – Sistema de gestão de energia, voltado para todos os públicos devido ao seu conteúdo de fácil entendimento.

Este curso aborda os conceitos, princípios e requisitos relacionados ao Sistema da Energia, apresentando uma análise completa do conteúdo da Norma. Todos os conteúdos são desenvolvidos pelos especialistas da Verde Ghaia, que possuem vasta experiência na área, tendo realizado implantações e auditorias com base na ISO 50001 em empresas dos mais diversos ramos de atividades no Brasil.

O assunto é abordado de forma contextualizada e dinâmica, possibilitando que os alunos compreendam facilmente os requisitos da ISO 50001:2018 e as possibilidade de aplicação nas organizações. Os professores ficam disponíveis para auxiliar os alunos sempre que necessário.

Os materiais didáticos do curso, constituem-se em videoaulas explicativas, apostila teórica, slides ilustrativos e avaliação interativa.


Sugestão de leitura:

ISO 50001 – Como fazer gestão de energia na sua organização

ISO 50001: 2018 – Mudanças previstas para a nova versão

E-book ISO 50001 – Eficiência Energética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *